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Você dá importância para a contratação assertiva de funcionários para sua empresa?

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Notícias 23 Jul, 2018
Altos índices de turnover e aumento de custos de pessoal são alguns dos prejuízos de uma contratação mal feita

Atrair e identificar talentos que agreguem valor e contribua para o sucesso do negócio é um grande desafio para as organizações e empresas, independente do ramo de atividade. Isso se agrava ainda mais quando os profissionais, principalmente os jovens, tendem a permanecer pouco tempo nas empresas e com isso o alto índice de rotatividade faz com que as empresas percam tempo e dinheiro. Os funcionários são a força motriz de qualquer negócio e é necessário que as empresas entendam a importância de fazer contratações assertivas e que rendam frutos positivos.

Atualmente, dependendo do porte da empresa, ela conta com um serviço de recrutamento e seleção estruturados dentro do setor de Recursos Humanos. Em outros casos esse serviço é terceirizado, mas ainda há muitas empresas que não tem nenhum profissional que possa auxiliar neste processo.

“Identificar competências dos candidatos aos cargos que a empresa tem em aberto requer um conjunto de técnicas que possibilitam avaliar o potencial dos candidatos. As mais utilizadas são as entrevistas, a dinâmica de grupo, as provas técnicas e situacionais. O objetivo principal destas técnicas é identificar os melhores candidatos ao cargo. É preciso estar preparado para fazer uma seleção de qualidade”, disse Elizabeth Esposito Freixes, psicóloga, consultora de RH e sócia da Atitude Educação Corporativa.  

O profissional que conduz o processo de seleção deve ter domínio destas técnicas para fornecer um parecer favorável ou não a contratação. Outro aspecto importante é o preparo do gestor da área que está contratando para entrevistar o candidato, verificando se o mesmo tem o perfil necessário ao cargo e alinhamento com a equipe e com a empresa. A seleção é a reunião de uma série de informações para decidir a contratação. Portanto, escolher um futuro funcionário vai além das aparências e sim, um investimento.

Um dos pontos negativos, que culminam em prejuízo para as empresas é o alto índice anual de rotatividade de funcionários. No Brasil, segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o custo da rotatividade por funcionário varia de 48% a 71% do salário recebido. “Em uma empresa de 100 funcionários 42 saem todo ano, ou seja, 42% e esse é o índice global de rotatividade”, ressalta a especialista.

Além dos aspectos quantitativos apresentados, existe um impacto no clima organizacional e na produtividade quando se tem uma rotatividade alta. Empresas com rotatividade menor costumam apresentar uma produtividade maior. “A rotatividade de pessoas quando em índices baixos representam renovação de ideias. O importante é a empresa saber a causa da sua rotatividade”, afirma.

Mesmo tendo pessoas capacitadas, as empresas ainda tem a ajuda da tecnologia para a assertividade da contratação. Há disponíveis inúmeros softwares que ajudam na seleção em função da grande quantidade de currículos que recebem. Embora isso possa ser mais comum em grandes empresas há possibilidades de negócios de médio porte contar com esse auxílio. 

Análise minuciosa do currículo

Hoje, existe uma grande preocupação das empresas com o alinhamento do candidato com os valores e cultura da organização. A parte comportamental do candidato tem mais peso na seleção. Ainda segundo Elizabeth, os profissionais que fazem o recrutamento nas empresas precisam realizar uma análise minuciosa do currículo recebido. Um currículo bem elaborado, com informações de qualidade também conta. “Vale aos candidatos se informarem sobre os principais aspectos da empresa como mercado de atuação, culturas e valores. A capacidade de comunicação é outro aspecto importante, o candidato deve saber relatar de forma assertiva suas opiniões e trajetória profissional”, ressalta.

Ainda de acordo com a especialista, o mais importante, porém, é que o candidato seja ele mesmo, fugindo do artificialismo do ideal. “Os selecionadores tanto do RH como o gestor da vaga tem experiência para identificar este tipo de comportamento”.

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