O ano de 2018 impôs muitas dificuldades, mas também reservou surpresas positivas para o varejo brasileiro de calçados, formado por cerca de 60 mil lojas.
O segmento acumulou nos últimos 12 meses, terminados em outubro, um crescimento nominal de 2,6%. O dado é da pesquisa Consumo de Calçados no Brasil em 2018, realizada pela Kantar Worldpanel a pedido da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac).
No período, a frequência de compras (idas ao ponto de venda) cresceu 11,5%, o que indica que o comprador passou a adquirir calçados, em média, três vezes ao ano.
Por outro lado, o gasto médio teve queda de 5%, passando de R$ 111,01, em outubro de 2017, para R$ 105,20, em 2018.
MULHERES X HOMENS
As mulheres foram mais às compras no período pesquisado, porém, o desembolso masculino foi 43% maior. Elas foram, em média, quatro vezes às lojas de calçados e gastaram uma média de R$ 98,33 para a compra de sapatilhas, escarpins, sandálias e rasteiras.
Eles, por sua vez, foram duas vezes ao ponto de venda e gastaram, em média, R$ 141,25 para comprar, sobretudo, tênis e sapatênis.
“A maior frequência de compra foi o que impulsionou o mercado e fez o calçado recuperar as vendas em relação ao ano anterior”, explica Wesley Barbosa, diretor executivo da Ablac.
Ele enfatiza que, com mais da metade do mercado nacional, o calçado feminino foi o grande destaque no faturamento da categoria.
Em valor, o segmento feminino teve variação positiva de 17,8%, enquanto o masculino apresentou retração de 11,5%.
MAIS LOJAS
As lojas de calçados voltaram a ganhar espaço no mercado, enquanto, segundo a pesquisa, magazines e lojas de vestuário tiveram retração.
A importância deste canal aumentou tanto em volume (de 56% para 63%), quanto em valor (de 57% para 65%), superando a posição que tinha em 2016, conforme pesquisa anterior da Kantar Worldpanel.
De acordo com o levantamento, o aumento de participação das lojas de calçados no mercado varejista ocorreu, também, pela diminuição do percentual de compradores que frequentavam mais de um canal de venda.
A Kantar apurou que o comprador que antes frequentava também magazines passou a priorizar as lojas de calçados. “Além disso, o comprador das lojas de calçados passou a ir 10% a mais a elas em relação ao ano anterior”, explica Tathiane Frezarin, diretora de novos negócios da empresa de pesquisas.
As lojas multimarcas representaram 95% do mercado de calçados e puxaram o aumento da frequência de compradores (10,5%), mas as monomarcas (5% do mercado) registraram maior aumento no tíquete médio, de 22,4%.
O QUE O CONSUMIDOR COMPROU?
Sandálias e calçados femininos fechados foram os produtos que mais impulsionaram as vendas das lojas. Todas as classes se destacaram em compras, principalmente a Classe C e indivíduos acima de 19 anos.
Em relação às marcas, Moleca continuou líder de preferência, seguida por Beira Rio e Vizzano.
No segmento esportivo, Nike registrou boa performance, tanto em número de pares quanto em valor, seguida por Olympikus e Beira Rio.
PREVISÃO PARA 2019
A projeção da Ablac é de crescimento em torno de 3% este ano para o varejo de calçados.
A estimativa tem como base o aumento da relevância das lojas no mercado em 2018 e as medidas que o novo governo deverá adotar para o reaquecimento da economia.
Na avaliação da associação, o crescimento econômico e a geração de novos empregos devem devolver a confiança ao consumidor, condição essencial para que ele retome o consumo de calçados e outros produtos este ano.
Para a pesquisa, a Kantar Worldpanel ouviu 10.871 consumidores de todas as regiões brasileiras e classes sociais. Os dados mostram que 114 milhões de brasileiros compraram calçados no último ano, o equivalente a 70% da população.
IMAGEM: Pixabay
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia