A infância de Tiago Faleiros, 38, foi literalmente em volta do fogão. Quando tinha 3 anos, o pai José Tadeu Faleiros, 74, abriu um restaurante, no Centro de Franca, e ali ele cresceu aprendendo a cozinhar de forma lúdica. Chuchu refogado, o ponto certo do feijão, o famoso frango caipira e o tradicional churrasco estão entre os pratos que foram passados de pai para filho e ainda estão frescos na memória do menino que virou chef.
“Por mais simples que seja fazer chuchu, o do meu pai é diferente. Ele cozinha com amor e é dedicado ao trabalho. Sempre vi meu pai na cozinha. É meu maior exemplo”, diz Tiago, que com o tempo tomou feição pela área. “Fui fazer turismo e depois uma especialização em gastronomia. Quando voltei para Franca, aos 23 anos, comecei assumir aos poucos o restaurante. Fiz duas pós e diversos cursos, além de visitas técnicas. Ia conhecendo a rotina e implementando novidades”.
Em novembro do ano passado, inclusive, a criatividade e perfeição do chef Tiago Faleiros levaram o Arroz com Feijão a ganhar o prêmio de melhor restaurante self-service a quilo do Brasil com uma receita de Filé de Pescada Recheado com Vatapá e Vinagrete de Camarão.
“Aprendi a base da cozinha simples, o tempero, mas gosto de pesquisar receitas, fazer cardápio. E essa, foi uma das minhas invenções que foi premiada”, destaca Tiago, que hoje administra com o pai as duas unidades do Arroz com Feijão – na Rua Monsenhor Rosa e na Avenida Paulo VI – e, sem esforço, transfere essa paixão pela gastronomia de pai para filho, mais uma vez. “Tenho dois filhos e o Caetano, o mais velho, de 4 anos, me vê na cozinha e já pede para ajudar. É natural”, revela.
Atendendo a um pedido da ACIF em Revista, Tiago preparou uma receita com Caetano e entre um ingrediente e outro, contou mais sobre a história do restaurante e o amor pela gastronomia, que é passada por gerações. “Essa paixão pela cozinha meu pai herdou da minha avó e havia uma chama empreendedora que o motivou a largar um emprego na área de recursos humanos para abrir o Arroz com Feijão. Fomos pioneiros no sistema por quilo”, recorda Tiago. “Como disse, cresci no restaurante e passei a gostar de cozinhar. As lembranças que tenho da infância são de principalmente nas viagens em família, ajudar o meu pai a descascar batata e limpar camarão”.
Hoje, é Caetano que está na função de assistente, ajudando o pai no preparo de uma receita de família: um pudim de leite condensado com queijo mineiro. “Essa receita é cheia de boas recordações. É um pudim que minha vó preparava e meu pai me ensinou e, agora passo para o Caetano. É a maior lembrança de família”.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia