Banner

Um vinho para cada prato: aprenda como fazer a harmonização

Foto
Notícias 27 Mai, 2022
Qualidade & Requinte ensina como acertar na escolha do vinho

Na gastronomia, vinho e comida precisam estar em harmonia. Apesar de ser versátil e combinar com todo tipo de prato e estação, o vinho costuma ser preferido por muitas pessoas quando as temperaturas caem um pouco. Pensando nisso, a ACIF em Revista foi até a Qualidade & Requinte Vinhos Finos e Produtos Especiais, em Franca, conhecer mais sobre a bebida e preparar dicas para os apaixonados por vinho curtir o clima mais fresco com uma boa taça na mão.

No ramo de vinhos há 22 anos, Ana Paula Lemos Guimarães é sommelier e Anselmo Roloff, representante de importados. Os dois trabalham com vinhos nacionais e importados, espumantes, sucos de uva, geleias, massas e congelados e são especialistas quando o assunto é harmonização de vinhos.

No showroom localizado no bairro São José, além da venda dos produtos, eles atendem enófilos e também iniciantes nesse universo. Os atendimentos acontecem para grupos até de seis pessoas. “Temos o espaço há 10 anos e atendemos com hora marcada. O nosso foco é explicar sobre o mundo do vinho e proporcionar uma experiência. É uma ‘Conversa sobre Vinhos’ em que fazemos a harmonização e degustação de cinco rótulos com alguns aperitivos”, explica Ana Paula.

Ainda segundo a sommelier, o trabalho visa desmistificar o vinho e fazer o consumidor entender que ‘cada vinho é único, pois conta a história do lugar em que foi engarrafado’. Além da ‘Conversa sobre Vinhos’, o espaço realiza vendas fracionadas e também para festas, bares e restaurantes.

Sobre a harmonização, Ana Paula diz que o ideal é escolher pratos com estrutura semelhante ao do vinho e, assim, buscar um equilíbrio. Para a ACIF em Revista, ela preparou uma tábua de frios com salame, presunto cru, queijo parmesão e queijo brie, acompanhados de castanhas e geleia. E mais uma buratta com tomates. Os vinhos servidos na ocasião foram um branco e um tinto. “Sempre orientamos que a comida deve ser na mesma proporção de equilíbrio do vinho, uma comida mais consistente e pesada requer um vinho encorpado”, revelou. “Precisamos lembrar que a proposta do vinho é melhorar a experiência, por isso nada é regra, mas se você escolher um vinho leve com um prato mais forte, a comida ‘mata’ o vinho”.

Entre as dicas, Ana Paula e Anselmo aconselham que o vinho seja servido em taça para não mudar a temperatura de bebida e sugerem a temperatura de 18 graus para vinhos mais pesados e, no caso dos vinhos mais leves, que eles sejam servidos na temperatura de 16 graus.

Na sequência, eles harmonizaram vinhos para oito diferentes tipos de pratos. Escolha qual combina mais com você e faça a experimentação. Saúde.

 

Harmonize com vinhos

Confira qual melhor vinho para cada um dos pratos abaixo:

Massa com molho bolonhesa tradicional – vinho tinto seco com amadurecimento, indicado um Chianti Italiano

Churrasco – vinho tinto, indicado um Tannat Uruguaio

Feijoada – vinho tinto, indicado um Cabernet Sauvignon de guarda (uva italiana)

Tábua de frios com queijos fortes – vinho tinto, indicado um Cabernet Sauvignon jovem (vinho chileno)

Buratta e queijo brie – vinho branco, indicado um Sauvignon Blanc (vinho chileno)

Estrogonofe/ arroz carreteiro/filé ao molho – vinho tinto, indicado um Merlot Reserva (vinho nacional) 

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia