Tornar-se trabalhador autônomo tem sido a alternativa para driblar o desemprego formal no País. No entanto, atenção: é fundamental efetuar sua contribuição previdenciária para que tenha direito à aposentadoria no futuro.
A opção é inscrever-se no INSS como contribuinte individual. É possível contribuir de duas formas: pelo salário mínimo, com alíquota de 11%, ou pelo teto do salário de contribuição (com base em tabela do INSS, que é atualizada todo ano), com alíquota de 20%.
A inscrição como Contribuinte Individual pode ser feita em uma das Agências da Previdência Social com agendamento pelo site http://www.previdencia.gov.br ou pela Central, telefone 135. O trabalhador precisa ter um Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou o PIS, que recebe ao tirar a Carteira de Trabalho.
Para reforçar seu planejamento para a aposentadoria, é indicado, além de manter sua contribuição ao INSS, pensar em uma alternativa que lhe garanta renda complementar à Previdência Social. Há vários tipos de investimentos que, poupando com disciplina e mensalmente, podem lhe proporcionar maior tranquilidade no futuro. Os mais comuns são os Planos de Previdência Privada.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia