O guru de gestão (foto) conta como mudanças na mentalidade do empresário podem levar a empresa a conquistar alto desempenho. A primeira recomendação é: fuja da letargia provocada pela crise
Quando vivemos situações de incerteza, nos sentimos impotentes e acreditamos que perdemos o controle de nossas vidas. E seguindo o ditado “o tempo conserta tudo”, muitas pessoas escolhem esperar.
O receio frente à instabilidade da economia brasileira tem levado muitos empresários à falta de decisão. Eles esperam a resolução do impeachment, esperam o fim da inflação, esperam a redução de juros...
Nas palavras do Roberto Shinyashiki, psiquiatra, especialista em gestão e autor de mais de dez best-sellers sobre o universo corporativo, esse é um dos piores erros que o ser humano pode cometer.
“O empresário não pode ficar nesse estado de letargia”, afirma.
“É necessário se manter energizado e focado para atingir os resultados que almeja profissionalmente.”
Os medos, os bloqueios, a perda de foco e o adiamento de decisões importantes são alguns dos pontos que impedem muitos empresários de enxergar oportunidades de crescimento em suas empresas.
A saída para esse amontoado de angústias é o tema do seminárioNow Experience, preparado por Shinyashiki especialmente para o atormentado empresário brasileiro.
Conheça algumas dicas do guru de gestão para empresários obterem alto desempenho profissional, mesmo em situação de crise.
TENHA MENTE DE EMPRESÁRIO
Em épocas de crise e desemprego, é comum ouvir pessoas afirmando que vão largar a carreira corporativa e montar o próprio negócio. O apreço por autonomia profissional é positiva. Mas envolve certos cuidados.
“A palavra empreender remete àquele sujeito que pega o dinheiro da rescisão e, impulsivamente, abre um negócio”, afirma Shinyashiki.
“É aqui que mora o perigo, pois sem planejamento nenhumsonho se torna realidade.”
Ao empreender para fazer o que gosta, o empresário precisa ter em mente que, à frente de uma empresa, será obrigado a realizar muitas tarefas não prazerosas – enfrentar aburocracia que afeta a operação de uma pequena empresa é uma delas.
O empreendedor precisa estudar seu mercado de interesse, buscar conhecimento em gestão e montar um plano de negócio – e, assim, se tornar de fato um empresário.
SEJA UM BOM PALESTRANTE
O consultor e também professor costuma perguntar aos alunos “qual é o seu palco?”.
Durante uma reunião de negócios, por exemplo, um prospect quer saber qual solução a empresa tem a oferecer para o seu problema. É nessa hora que o empresário precisa saber vender sua ideia.
Shinyashiki compara a postura necessária nessa hora à de umpalestrante: ou seja, é preciso saber usar as palavras de maneira concisa, objetiva e cativante.
“Um cliente pode não contratar o melhor profissional, mas sim aquele que soube fazer a melhor apresentação sobre seus serviços”, diz Shinyashiki.
MANTENHA O CONTROLE MENTAL
Sob pressão, a tendência do ser humano é ficar agitado e disperso – e perder o foco no desempenho. Essa postura pode ser vista até em atletas olímpicos. Frente à animosidade da torcida adversária, eles não conseguem realizar da maneira satisfatória exercícios que treinam há anos.
“O empresário precisar aprender a se blindar da negatividade”, diz o guru. A adversidade representa o momento de decisão para superar desafios.
TENHA CAPACIDADE DE LIDERANÇA
O conceito de liderança nada tem a ver com a figura de um chefe, que dita ordens e, à mão firme, cobra resultados dentro da empresa.
O bom líder é aquele que, por meio da empatia, coordena não apenas seus subordinados, mas também se mantém à frente de uma boa relação com fornecedores, clientes e outros agentes que se envolvem com a empresa.
“O empresário precisa ser referência em soluções de problemas, seja dentro ou fora de sua empresa”, ensina Shinyashiki.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia