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Seu produto ou serviço continua fazendo sentido para as novas necessidades do mercado?

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Notícias 06 Out, 2020
Esse processo consiste em repensar todas as etapas da operação e entender como elas se adequarão ao mercado.

Há quase seis meses, o mercado mundial sentiu uma mudança radical nos hábitos de consumo e, consequentemente, surgiram novas necessidades na rotina das famílias, que estão mais digitais, buscam qualidade de vida e valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social. Mas o que esse novo comportamento tem a ver com o seu negócio? O que o empresário deve fazer para se manter neste cenário?

A grande dificuldade dos empreendedores nesse momento é enxergar o futuro, entender para onde caminharão os negócios daqui para frente. Sabemos que muitos serviços e produtos ficaram incompatíveis nesta nova economia, mais virtual, que exige resposta ágil diante da inovação e da transformação digital. E o passo mais importante que qualquer empresário precisa dar agora é se planejar para este novo mercado, adequar o seu modelo de negócios. Esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para os empreendedores se reinventarem.

Esse processo consiste em repensar todas as etapas da operação e entender como elas se adequarão ao mercado. O empresário deve fazer uma reflexão geral, de forma minuciosa, para entender se o produto/serviço e o seu relacionamento com o cliente estão alinhados com as novas necessidades de consumo. É a hora de avaliar se o que a sua empresa oferece continua tendo valor.

Muitas respostas vão nortear o desenvolvimento de um planejamento assertivo, com foco em novas estratégias organizacionais, de acordo com as transformações tecnológicas. Quem é o meu cliente? Onde ele está e qual o seu perfil? Qual é o problema dele? Como eu resolvo? Como vou abordar e me relacionar com ele? Em quais canais? Quanto meu cliente está disposto a pagar? Como fazer a conta fechar? O que eu posso agregar de valor no meu produto/serviço?

Todas essas reflexões devem ser respondidas e analisadas pelas próprias empresas, que sentem diretamente os efeitos das medidas de isolamento social: o consumidor está mais digital, compra apenas por necessidade, busca qualidade de vida, valoriza a sustentabilidade e reduziu os gastos com supérfluos, e está mais solidário.

Stay home (ficar em casa) é o novo padrão de comportamento, que vai se manter. Há uma priorização para o ambiente doméstico, valorização do espaço além do home office, refeições e lazer em família, a busca por novas experiências no aconchego do lar.

As novas necessidades de consumo surgem com o auxílio da tecnologia, que evoluiu de 5 a 10 anos, em poucos meses. O avanço tecnológico foi fundamental para as empresas continuarem operando e, para muitas delas sobreviverem à crise. No entanto, a presença digital se tornou mais do que necessária.

Sem a tecnologia muitas empresas teriam fechado as portas. Muitas lojas aprenderam a vender e se comunicar on-line, por diversos canais como Lives em redes sociais (Facebook e Instagram) e WhatsApp, e isso foi essencial para continuarem no mercado. Se antes eu tinha alguma objeção em colocar meu filho de 10 anos para fazer aula virtual, hoje sou obrigado a fazer isso. Agora, imagina que bacana se eu pudesse comprar o módulo de matemática de uma renomada escola para meu filho estudar em casa?

Novos modelos de negócios surgiram e ainda podem aparecer a partir deste novo comportamento, em diversos segmentos da economia. As academias estão fechadas, mas as pessoas adeptas de uma vida saudável não deixaram de praticar exercícios físicos. A alternativa foi lançar mão de aulas virtuais, atendimento personalizado por videoconferência, compra ou aluguel de equipamentos de ginástica. E quando tudo voltar ao normal, se o aluno gostou desse modelo e quer continuar com as aulas virtuais?

A dica é se colocar no lugar do cliente, entender as mudanças em sua rotina, como ele está vivendo nesta quarentena. Se a sua empresa já conseguiu passar por esta etapa e se reposicionou neste momento, parabéns, você está no caminho certo! Agora, se você não adequou o seu modelo de negócio, ainda dá tempo de fazer. Imagine como a sua empresa pode ajudar o cliente e a sociedade em geral.

 

Jean Dunkl - Consultor especialista em Gestão Estratégica de Negócios, gestor da Impera (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) e conselheiro da ACIF

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