Considerada a Black Friday do primeiro semestre, a Semana do Consumidor chegou e, pensando em aumentar as vendas, as lojas têm aproveitado a data para oferecer promoções e descontos aos clientes.
O Dia do Consumidor é celebrado nesta quarta-feira, 15, mas a Semana do Consumidor começa já na segunda-feira, 13, e segue até sexta-feira, 17. A ação, que tem se popularizado nos últimos anos no Brasil, promete movimentar lojas físicas e virtuais.
Pensando nisso, o Portal ACIF conversou com o economista do IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca), Adnan Jebailey, e trouxe algumas dicas para você aproveitar melhor a data.
Para o economista, é fundamental pesquisar os preços; utilizar corretamente os cartões de débito e crédito; analisar sempre a necessidade de adquirir o produto, além de desconfiar de empresas que ofereçam preços muito diferentes do valor cobrado normalmente, especialmente no caso das lojas virtuais.
Confira a seguir dez dicas para aproveitar a Semana do Consumidor:
1 - Pesquisar Preço: a pesquisa de preço no momento da compra é de suma importância para conseguir economizar. Dessa maneira, utilizar o celular para fazer uma busca pelo produto que deseja pode gerar uma boa economia e ajudar você pechinchar na hora da compra, caso for fazê-la em uma loja física.
2 - Diferença entre Cartões de Crédito e Débito: o cartão de crédito deve ser utilizado para antecipar um “sonho”, ou seja, uma compra de um produto com valor agregado. Por exemplo, televisão, computador e etc., podendo parcelar a compra no cartão sem juros. O cartão de débito pode e deve ser utilizado para pagar as compras do dia a dia.
3 - Levar Dinheiro em Espécie: Essa dica é para quem quer evitar compras por impulso. A ideia é que o consumidor saia, apenas, com a quantidade exata que pretende gastar, deixando a carteira e os cartões em casa.
4 - Impulso e Necessidade: faça uma lista com produtos que você queria adquirir, um tempo atrás, e pense se eles ainda fazem sentido para você. Isso te ajuda a entender o que de fato é necessidade de compra ou o que é apenas impulso.
5 - Preço Muito Barato, Desconfie: viu um produto com o preço muito barato? Talvez seja interessante buscar mais informações sobre o produto no Reclame Aqui ou em buscadores de informações. Se prevenir é sempre um bom caminho para não ter prejuízos.
6 - Comparar Preços: uma das dicas é comparar os preços dos produtos para saber se os descontos realmente valem a pena. Existem sites especializados que mostram essa linha do tempo dos preços.
7 - Use cupons: muitas lojas disponibilizam cupons de desconto no momento da compra.
8 - Cashback: Alguns estabelecimentos também oferecem cashback, que é quando você recebe uma parte do valor gasto de volta para utilizar naquela mesma loja ou em lojas parceiras.
9 - Direitos do Consumidor: o cliente deve ficar atento aos seus direitos, como, por exemplo, recebimento denota fiscal; garantia de 30 dias para reclamação de produtos não duráveis ou 90 dias para produtos duráveis, dentre outros.
10 - Cuidados Com Compras Online: veja se o site é seguro, se possui certificados de segurança do e-commerce; confira se a loja tem boa reputação e oferece suporte aos clientes; pesquise se a loja não está na lista de estabelecimento para evitar, feita pelo Procon-SP.
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