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Seja Digital continua distribuição de kits gratuitos para TV digital na região de Franca

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Notícias 02 Mar, 2018
Famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal que ainda não retiraram a antena digital e o conversor devem ligar para 147 ou acessar sejadigital.com.br/kit

O desligamento do sinal analógico de TV foi realizado em 25 cidades da região de Franca no último dia 21 de fevereiro e, agora, a população já pode assistir aos seus programas favoritos com a qualidade digital. Mesmo com o fim do sinal analógico, a Seja Digital continua na região para orientar a população e distribuir os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias de baixa renda. No total, cerca de 80 mil kits já foram distribuídos.

Com a continuidade da distribuição, a Seja Digital reafirma seu compromisso em não deixar ninguém para trás. A distribuição de kits gratuitos teve início na região em meados de agosto e será encerrada nas próximas semanas. Para saber se têm direito ao kit gratuito, as famílias de baixa renda devem acessar sejadigital.com.br/kit ou ligar para 147 com o NIS (Número de identificação social) em mãos. “Esperamos que as famílias de baixa renda que ainda não retiraram o kit gratuito façam o agendamento nesses últimos dias”, afirma Daniela Honório, gerente regional da Seja Digital.

Trabalho realizado pela Seja Digital nos últimos 7 meses contou com dezenas de parceiros

A partir das 23h59 do dia 21 de fevereiro, os quase 300 mil domicílios da região passaram a contar com o sinal de TV 100% digital. Nessas localidades, durante um período de quase 7 meses, a Seja Digital mobilizou centenas de pessoas, entre eles 72 mobilizadores e 110 voluntários, além de diversos parceiros, que atuaram no atendimento da população em dezenas de ações realizadas nas comunidades da região. Com o objetivo de informar e orientar a população sobre essa mudança, além de campanha em TV, rádio, jornal, redes sociais e o trabalho nas ruas, realizou cerca de 80 eventos e ações de mobilização social, que juntos impactaram mais de 120 mil pessoas. Um exemplo são os mutirões que auxiliaram a população de baixa renda no agendamento para retirada do kit gratuito.

Juntamente com as 24 prefeituras parceiras, 700 servidores foram formados para atuar como multiplicadores do projeto, levando informação às comunidades por meio do trabalho de campo. Além disso, o atendimento à população também foi realizado em pontos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de 9 municípios. Só nestes locais foram feitos 6 mil atendimentos. Morador do Jardim Planalto, em Franca, o autônomo José Carlos Marques, de 65 anos, retirou seu kit gratuito uma semana após o agendamento. “Na Secretaria de Assistência Social fiquei sabendo que eu tinha direito e logo fiz o agendamento, foi muito rápido”, disse. Seu cunhado fez a instalação dos equipamentos em sua TV antiga, de tubo. “Ficou parecendo televisão nova, que perfeição, muito boa. A imagem ficou parecendo que é de ‘verdade’. Estou muito feliz porque não tenho condições financeiras de comprar outra TV. Não vejo a hora de ver o próximo jogo de futebol do meu time do coração: o Palmeiras”, contou.

Também tiveram importante papel no processo líderes comunitários. Juliano Vaz Lemos é um deles. Presidente do Centro Comunitário do Santa Maria, em Franca, Juliano abraçou a causa e atuou nos quatro bairros que congregam sua região. “Foi um trabalho de formiguinha, encontrando um ali, outro aqui, e sempre avisando sobre o desligamento e distribuição de kits. Estou muito feliz pelo resultado e, principalmente, por ter cumprido meu papel perante os moradores”, disse, destacando o projeto “Cine Cultural ACIF”, realizado em parceria com a Associação do Comércio e Indústria de Franca, que proporcionou cinema gratuito às crianças e entretenimento às famílias. “Foi gratificante”, disse.

 

      Fotos: Júlia Vilas Boas

 

Lucimar Jacinto, mobilizadora e conhecida entre a equipe como “Lucinha”, conta que o trabalho porta a porta a ajudou a superar a depressão. “Sou arrimo de família, tenho dois filhos, e foi um desafio. Neste período conheci muitas pessoas e suas histórias, me emocionei em cada uma delas, e vi que a minha depressão não era nada perto dos problemas dessas famílias humildes”, disse. “Me entreguei de corpo e alma neste projeto e estou totalmente motivada a ajudar o próximo. Amei participar desse trabalho tão acolhedor”, completou.

A Seja Digital também realizou, em parceria com o Senai de Franca, a capacitação de 348 antenistas que ajudaram a realizar mais de 25 mil instalações em Franca, Batatais e Barretos. Além disso, a instituição formou cerca de mil alunos, que se tornaram multiplicadores das informações. “Foi uma oportunidade de aprimoramento técnico e, sobretudo, possibilidade de aproximação dos alunos com a sociedade na realização de tarefas práticas em campo. Além da satisfação do fato de levar conhecimento à população possibilitou-se crescimento profissional aos alunos e professores envolvidos”, disse o diretor do Senai, Wagner Lopes Muiños.

O trabalho da ESAC (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca) também teve destaque em diversas ações de mobilização social. “O sentimento de dever cumprido ocupa nossos corações, assim como a gratidão por contribuir com uma mudança de tamanho porte para toda sociedade. Terminamos esse trabalho cientes de termos feito o nosso melhor. E é esse movimento ascendente, de inovações, que desejamos para nossa Franca querida e toda a região”, avalia Geraldine Fuga, gerente administrativa da ESAC.

A gerente regional da Seja Digital de Franca, Daniela Honório, destaca a evolução da digitalização da região neste processo do desligamento “Iniciamos o trabalho com 69% dos domicílios preparados para receber o sinal digital e hoje temos mais de 90%. Me orgulho em fazer parte dessa história. Nessa jornada, aprendemos que recebemos muito mais do que um dia tivemos intenção de oferecer”, finaliza Daniela.

Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) estão disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.

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