Com o avanço da dengue e os riscos para a população, a Prefeitura realiza neste sábado, 25, o segundo ‘Arrastão da Dengue’ deste ano. A ação tem como principal objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor, além da própria dengue, de doenças como chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Com previsão de início às 8h, equipes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente estarão no Jardim Aeroporto III, no quadrilátero e adjacências que abrangem as ruas Leandro Fernandes Martins, Sara de Freitas, Denizar Trevisani e Martins Costa, orientando a população sobre a importância da prevenção. Além de orientar, os agentes estarão recolhendo materiais inservíveis, como latinhas, móveis velhos, geladeiras, sofás, guarda-roupas, papelão, dentre outros.
“É importante que a população verifique o quintal de sua casa e retire possíveis criadouros, colocando na calçada para que os agentes possam recolher. Esta luta é de todos. Nós precisamos muito do apoio da população, porque só assim vamos conseguir eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue”, disse Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
Serão recolhidos somente os materiais que estiverem nas calçadas, por isso, é importante que os moradores organizem os objetos que serão descartados no dia anterior ou logo cedo, às 7h, no sábado.
Waléria Mascarenhas também orientou que as pessoas verificarem as calhas das residências, onde pode ocorrer o acúmulo de água. “As calhas também podem estar acumulando água e ser um ambiente bem propício para a proliferação do mosquito”, disse.
No último sábado, 18, aconteceu o primeiro 'Arrastão da Dengue', na região da Vila São Sebastião. Na ocasião, foram recolhidas cerca de 10 toneladas de materiais inservíveis descartados pelos moradores.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Franca registrou até a última quarta-feira, 285 casos positivos de dengue. Outros 300 casos seguem em investigação.
Descarte irregular
Nesta semana, a Prefeitura de Franca intensificou as autuações para quem descarta lixo de forma irregular pela cidade. A Secretaria de Meio Ambiente estima que há, pelo menos, 109 ‘pontos viciados’ de descarte na cidade.
Dados atualizados da Guarda Civil apontam que, neste começo de ano, já foram registradas 13 ocorrências de descarte de lixo e aplicadas multas com valores variando em torno de R$ 598 cada uma. No ano passado, cerca de 280 multas ambientais foram aplicadas, com pico de 40 autuações em um único mês.
A Secretaria de Meio Ambiente orienta a população a contribuir com denúncias para a Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033. Há ainda a opção de denunciar pelo aplicativo EcoFranca, disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android.
Com informações e foto: Prefeitura do Município de Franca
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia