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Saiba como utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio

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Notícias 11 Mar, 2021
Versão WhatsApp Business ajuda pequenas empresas a se conectar com os clientes

Uma máquina de troca de mensagens entre pessoas. Essa pode ser a definição do WhatsApp, um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones, que está completando 12 anos com mais de 2 bilhões de usuários ativos.

Adquirido pelo Facebook cinco anos após a sua criação, o serviço, que é um fenômeno na internet e no mercado de apps de comunicação, ganhou uma versão voltada exclusivamente para empresas – o WhatsApp Business - em 2018 e, desde então, se tornou fundamental para os pequenos negócios.

Para ajudar os empreendedores a utilizar o WhatsApp cada vez mais a favor dos seus negócios, a ACIF em Revista conversou com o CEO da agência de marketing digital Casa de Imagem, Thiago Corteis Barbosa e garimpou uma série de informações e dicas para um melhor uso da ferramenta. Confira:

- O Brasil é o 2º país que mais utiliza o serviço;

- A ferramenta é gratuita e não necessita de conhecimento específico;

- Ofereça respostas rápidas. O cliente busca agilidade e não pode esperar;

- O WhatsApp Business oferece respostas automáticas fora do horário de expediente;

- É possível inserir catálogo de produtos ou cardápio na ferramenta;

- Há também a possibilidade de anúncio com link;

- Invista em um atendimento de qualidade;

- Seja sucinto e tenha uma linguagem clara e adequada;

- Ofereça um atendimento personalizado para cada cliente. Evite respostas prontas;

- Sua marca precisa ter uma identidade, por isso tenha cuidado com o português e evite o uso de caixa alta;

- Evite lista de transmissão. Caso for necessário, tente construir uma lista de forma saudável com autorização do cliente;

- Crie grupos de promoções para que o cliente entre e saia quando desejar;

- Seja espontâneo no uso da ferramenta e de preferência pelo texto. Se for utilizar o recurso de áudio faça com moderação e de maneira breve. O mesmo vale para vídeos;

- O envio de fotos é permitido, desde que haja permissão do cliente. Lembre-se sempre que menos é mais. Não crie falsas expectativas;

- Para divulgação de produtos procure produzir fotos mais naturais, sem o uso de filtros;

- O WhatsApp não pode ser confundido com telemarketing. Seja inteligente ao utiliza-lo e evite usá-lo fora do horário comercial ou de funcionamento do seu negócio;

- Separe a pessoa física da jurídica e nunca emita opiniões sobre política, religião e futebol. O envio de corrente também deve ser vetado;

- O WhatsApp foi feito para conversar. Cuidado com o compartilhamento de Fake News;

- Faça uso do WhatsApp Web em seu negócio. Ele facilita a digitação e o envio e recebimento de fotos pelo navegador não ocupa a memória do dispositivo móvel;

Veja a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business

WhatsApp

Só permite a criação de um perfil pessoal

Não permite a criação de mensagens padrão

É pouco prático se o fluxo de clientes for muito alto

Não permite controlar o processo de vendas

WhatsApp Business

Permite a criação de um perfil de empresa

Permite criar mensagens padrão que serão enviadas automaticamente

Conta com uma função de respostas rápidas

Permite organizar os contatos com tags para identifica-los melhor e controlar o processo de vendas

 

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