Uma máquina de troca de mensagens entre pessoas. Essa pode ser a definição do WhatsApp, um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones, que está completando 12 anos com mais de 2 bilhões de usuários ativos.
Adquirido pelo Facebook cinco anos após a sua criação, o serviço, que é um fenômeno na internet e no mercado de apps de comunicação, ganhou uma versão voltada exclusivamente para empresas – o WhatsApp Business - em 2018 e, desde então, se tornou fundamental para os pequenos negócios.
Para ajudar os empreendedores a utilizar o WhatsApp cada vez mais a favor dos seus negócios, a ACIF em Revista conversou com o CEO da agência de marketing digital Casa de Imagem, Thiago Corteis Barbosa e garimpou uma série de informações e dicas para um melhor uso da ferramenta. Confira:
- O Brasil é o 2º país que mais utiliza o serviço;
- A ferramenta é gratuita e não necessita de conhecimento específico;
- Ofereça respostas rápidas. O cliente busca agilidade e não pode esperar;
- O WhatsApp Business oferece respostas automáticas fora do horário de expediente;
- É possível inserir catálogo de produtos ou cardápio na ferramenta;
- Há também a possibilidade de anúncio com link;
- Invista em um atendimento de qualidade;
- Seja sucinto e tenha uma linguagem clara e adequada;
- Ofereça um atendimento personalizado para cada cliente. Evite respostas prontas;
- Sua marca precisa ter uma identidade, por isso tenha cuidado com o português e evite o uso de caixa alta;
- Evite lista de transmissão. Caso for necessário, tente construir uma lista de forma saudável com autorização do cliente;
- Crie grupos de promoções para que o cliente entre e saia quando desejar;
- Seja espontâneo no uso da ferramenta e de preferência pelo texto. Se for utilizar o recurso de áudio faça com moderação e de maneira breve. O mesmo vale para vídeos;
- O envio de fotos é permitido, desde que haja permissão do cliente. Lembre-se sempre que menos é mais. Não crie falsas expectativas;
- Para divulgação de produtos procure produzir fotos mais naturais, sem o uso de filtros;
- O WhatsApp não pode ser confundido com telemarketing. Seja inteligente ao utiliza-lo e evite usá-lo fora do horário comercial ou de funcionamento do seu negócio;
- Separe a pessoa física da jurídica e nunca emita opiniões sobre política, religião e futebol. O envio de corrente também deve ser vetado;
- O WhatsApp foi feito para conversar. Cuidado com o compartilhamento de Fake News;
- Faça uso do WhatsApp Web em seu negócio. Ele facilita a digitação e o envio e recebimento de fotos pelo navegador não ocupa a memória do dispositivo móvel;
Veja a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business
Só permite a criação de um perfil pessoal Não permite a criação de mensagens padrão É pouco prático se o fluxo de clientes for muito alto Não permite controlar o processo de vendas |
WhatsApp Business Permite a criação de um perfil de empresa Permite criar mensagens padrão que serão enviadas automaticamente Conta com uma função de respostas rápidas Permite organizar os contatos com tags para identifica-los melhor e controlar o processo de vendas |
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