A empresa de cibersegurança Kaspersky deu um alerta sobre o crescimento da atuação de um vírus de celular capaz de desviar saldo das contas bancárias via PIX, alterando o destinatário e o valor da operação, quando o usuário utiliza a função em seu aplicativo bancário. De acordo com reportagem publicada pela Folha de São Paulo, o vírus foi criado no Brasil e consegue desviar até 95% dos valores encontrados em conta. Embora esteja restrito ao país, a fraude já é a segunda mais registrada em toda a América Latina.
Ainda de acordo com a Folha, o vírus malicioso atua na etapa anterior à solicitação de senha e os poucos indícios que podem ser dados são tremedeira na tela e lentidão ao carregar a operação.
Como o vírus se instala em seu celular
Para infectar os celulares, os criminosos usam notificações e aplicativos falsos. Em um dos casos, por exemplo, o usuário acessou um anúncio falso de atualização do WhatsApp, que o direcionava para uma página que simulava o próprio WhatsApp. Ao baixar o “Atualização Whats App v2.5”, ficava exposto ao vírus. Outros anúncios falsos e simulações de aplicativos também podem ser usados.
Como se proteger
O vírus consegue acesso a seus dados a partir das “Opções de Acessibilidade”. A partir disso, o vírus monitora o usuário e é disparado no momento em que ele utilizar o seu aplicativo bancário.
Por isso, suspeite de qualquer notificação que peça “acesso às opções de acessibilidade”. Isso vale tanto para as notificações do navegador quanto para as de aplicativos baixados.
VEJA COMO O VÍRUS ATUA
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia