Público alvo deve ter completado o esquema vacinal (2ª dose) há pelo menos cinco meses
A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta sexta-feira, 19, a aplicação da terceira dose para as pessoas, com idade de 40 anos ou mais, que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou o ciclo de vacinação até o mês de junho. A dose adicional será estendida para pessoas que tenham 18 anos ou mais a partir deste sábado, durante um novo mutirão, que está sendo organizado pela secretaria.
"Separamos a faixa etária para evitar que um número alto de pessoas procure em um único dia, as UBS, mantendo a organização e o fluxo de atendimento", explicou Lucas Souza, secretário de Saúde.
Até o momento, a terceira dose estava disponível e recomendada apenas para pessoas com mais de 60 anos de idade, aos profissionais da saúde e imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses da segunda aplicação.
Para esta sexta-feira, 19, as pessoas que tenham mais de 40 anos, imunossuprimidos com 18 anos ou mais e profissionais de saúde, poderão receber a terceira dose nas UBSs São Sebastião, Estação, Santa Terezinha, Paulista, Brasilândia, Aeroporto 3, Luíza e Ângela Rosa, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a apresentação de um documento de identidade com foto, o cartão para comprovação do recebimento das duas doses, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Segundo a Secretaria de Saúde, a previsão é que 8.641 pessoas, que receberam a segunda aplicação da vacina há cinco meses, estejam aptas a receber a dose adicional a partir desta sexta-feira.
As informações sobre os postos de atendimento e horários de funcionamento do mutirão da vacina para este sábado, serão divulgadas nesta sexta-feira pela Secretaria de Saúde.