Em busca de desenvolver cada vez mais o turismo na região de Franca, o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento, Casa Civil, Agricultura, Cultura e Turismo, juntamente com cidades da região, e as instituições Sebrae-SP, ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), AMSC (Alta Mogiana Specialty Coffees) e Cocapec, pretendem lançar a Rota do Café. Um guia com fazendas das regiões cafeeiras deve ser lançado no primeiro semestre.
“A princípio, será lançado um guia com fazendas das regiões cafeeiras do Estado de São Paulo. As regiões cafeicultoras são divididas em cinco regiões. Esse guia, mostrando quais fazendas têm condição de receber, será o primeiro passo. Sabemos que temos uma gama de fazendas aqui da nossa região, mas poucas são preparadas perante todo o universo. Mas, tenho certeza que vamos conseguir e essa parceria com o Sebrae vai ajudar a consolidar realmente essa rota”, explica a empresária Flávia Lancha, uma das idealizadoras e representante dos produtores da Alta Mogiana.
O guia será resultado de uma série de reuniões realizadas ao longo dos últimos meses e que teve a participação e o empenho de diversas instituições e o Governo do Estado de São Paulo.
O próximo passo, após o mapeamento das fazendas que devem constar no guia, deve incluir a capacitação dos espaços que farão o receptivo dos turistas – processo que deve ser efetuado pelo Sebrae-SP. A expectativa é, através do guia, atrair turistas das mais variadas regiões do Brasil que apreciam o café para conhecer a Alta Mogiana e, para além da bebida, que estas pessoas conheçam também todo o potencial turístico da região.
A ACIF esteve presente nas reuniões que fomentaram a Rota do Café e apoia a iniciativa. “A Rota do Café estruturada, sendo o guia um passo disso, trará para Franca e toda região possibilidade de negócios importantes fortalecendo, consequentemente, a nossa economia local e regional, potencializando o desenvolvimento da nossa cidade", diz o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge.
“A Rota do Café irá compor dois setores importantes de desenvolvimento econômico da região de Franca, ou seja, o agronegócio, com os atrativos turísticos rural. Esta parceria do agro com o turismo pode trazer mais renda para a região”, finalizou Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP.
Com informações do Sebrae-SP Escritório Regional de Franca - Foto:Divulgação
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia