O mercado de trabalho há muito tempo não permite mais ações amadoras e atitudes passivas, onde a empresa fica esperando seus clientes enviarem um e-mail ou ligarem para fazer um pedido. Empresas com este perfil estão condenadas (e merecidamente) ao fracasso. Entre algumas ações que precisamos implementar na empresa estão o pós-venda, o televendas ativo, o marketing de conteúdo técnico e a participação em eventos, com destaque para a Rodada de Negócios. A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) em parceria com o Sebrae-SP vai realizar em Franca a 2ª Rodada de Negócios para empresários de diversos segmentos.
Esse tipo de evento possui alguns diferenciais importantes para os empresários como, por exemplo, o volume de contatos feitos em um único dia. Você realiza contatos e negócios, muitas vezes com quem realmente tem poder de decisão, economizando com salários, telefonia e visitas. Durante o evento, não ocorrem palestras, shows ou outros acontecimentos que possam tirar o foco e isso é uma vantagem e tanto.
Você desenvolve sua objetividade e necessariamente precisa buscar responder a seguinte pergunta: “Por que este contato precisa comprar da minha empresa?”, pois do contrário você e seus futuros clientes estarão perdendo tempo. É necessário ter essa clareza para realmente fechar bons negócios.
O objetivo não é a realização de “relações públicas”, mas de forma objetiva vender, comprar e realizar parcerias. Lembre-se: você precisa aproveitar a oportunidade da rodada para fechar negócio, não somente para marcar uma visita posterior.
Outra vantagem desse encontro é que não existe repetição de contatos, ou seja, você precisa aprender a personalizar seus produtos e/ou serviços de acordo com a necessidade da empresa, melhorando assim seu poder de negociação.
Com tantas vantagens, parece que o processo é bem fácil, não é mesmo?
Agora, para ter sucesso sustentável em uma Rodada de Negócios, os detalhes fazem toda a diferença e são eles que determinam os relacionamentos e os clientes do futuro. Detalhes como não deixar de levar material para anotação, seu cartão de visitas e um conteúdo residual, com a apresentação da empresa, seus produtos e serviços e principais destaques são alguns deles. Outra dica é que você seja assertivo, fale com firmeza e objetividade. Não é o momento para “acho” ou “talvez”. Qualquer ouvinte é convencido com muito mais facilidade quando o interlocutor possui certezas, não dúvidas.
É importante ainda, prestar atenção na maneira como você está vestido para a ocasião. Você não está indo passear, portanto, vista-se adequadamente. Parece uma observação tola, mas já participei de diversas rodadas onde alguns participantes pareciam que estavam de folga e não a trabalho. Isso passa credibilidade.
Outro ponto que quero destacar é que você empresário tenha em mãos sua política comercial pronta para ser usada e não tenha medo de apresentá-la, mesmo que brevemente. Uma dica: você vai apresentar, mas você pode negociar depois e assim você não dá espaço para a concorrência.
Ao participar de uma Rodada de Negócios, é importante que você busque sempre conversar com a pessoa que realmente decide as coisas na respectiva empresa. Se a pessoa que você conversa não possui poder de decisão, seja altamente profissional, mas consiga o nome do profissional que pode comprar de você.
Um ponto que sempre gosto de enaltecer é que um empresário nunca pode depreciar uma empresa pelo seu porte. Uma empresa de sucesso sabe que vender para muitas empresas (independente do tamanho) é mais saudável do que vender para poucas empresas.
Uma última recomendação é que após a Rodada de Negócios, você entre em contato com as empresas logo na semana posterior ao evento, pois outras empresas farão o mesmo. Você conhece o ditado “Quem chega à frente, bebe água limpa”? Se chegar primeiro, tem mais possibilidade de fechar bons negócios.
Agora é com você. Aproveite a oportunidade no dia 27 de junho, com a 2ª Rodada de Negócios que ACIF e o Sebrae-SP, vão oferecer. Tenha iniciativa e seja o verdadeiro responsável pelo seu sucesso, já que encontrar desculpas e jogar a culpa na crise não vão aumentar sua receita e tampouco resolver seus problemas.
Muito sucesso a todos!
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