Ter uma página na rede social tem sido uma ferramenta essencial para as vendas nas empresas de comércio eletrônico.
De acordo com pesquisa elaborada pelo Sebrae, em parceria com o E-commerce Brasil, as páginas de relacionamento foram citadas por 72% dos entrevistados como um dos principais canais para a concretização de vendas online. Os sites de busca ficaram em segundo lugar, mencionados por 68%.
Até o ano passado, a busca orgânica era a principal porta de entrada para os clientes nos sites de e-commerce, e as redes sociais ocupavam o quarto lugar.
“Este resultado mostra que os donos de micro e pequenas empresas devem acompanhar as evoluções tecnológicas e tendências dos consumidores. Saber explorar uma mídia social pode significar ganhos preciosos para os empreendedores”, afirma Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.
Além das redes sociais e da busca orgânica, o uso de ferramentas como e-mail marketing, links patrocinados e Whatsapp também estão na lista de importantes canais para a efetivação de vendas.
Mais da metade dos donos de empresas que vendem seus produtos pela internet usam e-mail marketing; 44%, links patrocinados; e 35%, Whatsapp.
A pesquisa também detectou que, além de serem usadas para a concretização das vendas, as redes sociais são um importante canal de atendimento, tanto no pré, como no pós-venda.
Considerando a possibilidade de múltipla escolha, a pesquisa constatou que oito em cada dez empresários do e-commerce usam oFacebook para se relacionar com clientes; 49% usam o Whatsapp; 40%, o Instagram; e 21%, o Twitter, uso que tem crescido a cada ano. Em 2015, no pós e no pré-venda as redes sociais já tinham destaque com 74% dos atendimentos e o Whatsapp com 34%.
FOTO: thinkstock
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