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Quer exportar e não sabe como? Junte-se a um time de experts

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Notícias 13 Out, 2017
A cidade de São Paulo possui mais de 1,6 milhão de empresas, mas somente 3,5 mil são exportadoras. Evento em São Paulo reunirá especialistas, que mostrarão os caminhos para explorar novos mercados

As exportações brasileiras estão em alta. Em setembro, a balança comercial registrou superávit de US$ 5,178 bilhões em setembro. Trata-se do melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 1989.

De janeiro a setembro, a balança acumula saldo positivo de US$ 53,283 bilhões. O valor também é o maior da história.

Há uma categoria empresarial que possui importante participação no sucesso das exportações. São as empresas comerciais importadoras e exportadoras, que analisam o mercado externo, desenvolvem relações com compradores estrangeiros e mapeiam as melhores oportunidades em diferentes áreas.

Essas empresas ajudam pequenas indústrias a encontrar bons clientes fora do país.

Para fomentar a relação entre pequenas e médias empresas e compradores internacionais, será realizado em São Paulo, a partir da próxima segunda-feira (16/10), o IX Encontro Brasileiro de Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras.

Durante três dias, mais de 200 indústrias brasileiras - que pretendem começar a exportar ou buscam conquistar novos mercados internacionais - terão oportunidade de conhecer empresas comerciais exportadoras e ter contato com compradores estrangeiros.  

O evento é uma realização do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) e da Apex-Brasil, com apoio da Associação Comercial de São Paulo.

Ricardo Santana (foto), diretor de exportações e promoções da SP Negócios, será um dos participantes do evento.

Ao Diário do Comércio, o executivo falou sobre o panorama das empresas exportadoras em São Paulo e como a SP Negócios tem fomentado as exportações na cidade.

Quais fatores tem fomentado a exportação entre as empresas paulistanas?

SANTANA, DA SP NEGÓCIOS: EMPRESAS DE SÃO PAULO PODEM CRESCER MUITO MAIS NO CENÁRIO INTERNACIONAL

Há diferentes fatores que fazem com que a exportação entre na agenda dos empresários. Entre os principais motivos está a não dependência do mercado doméstico, que retraiu devido à recessão econômica. Buscar compradores fora do país é uma alternativa para a indústria não ficar ociosa.

Quando as empresas exportam, tendem a melhorar a competitividade, pois é necessário que elas aprimorem seus produtos e processos para concorrer com empresas de diferentes lugares do mundo, e que atuam num mesmo mercado.

Eu acredito que exportação não é algo que se decide. Quem não exporta, será pressionado pelas empresas estrangeiras que atuam no Brasil. E exportar é uma forma de ganhar competitividade e melhorar a gestão da empresa.

Quais são as maiores dificuldades que uma pequena ou média têm para exportar?

A SP Negócios atua num processo de catequização, de abrir os olhos do empresário para a importância do mercado internacional.

Uma das dificuldades que eles enfrentam é o de realizar um estudo do mercado que pretendem atuar. Pois, além de identificar o potencial no mercado, é necessário avaliar quais empresas, locais e internacionais, atuam neste mercado. O grau de concorrência pode mudar totalmente a viabilidade de um projeto de exportação.

Outro fator é a necessidade de adequação dos produtos para as normas do país de destino e a necessidade de certificações específicas para iniciar a comercialização.

Como a SP Negócios atua para fomentar as exportações?

Estamos sempre alinhados com outras entidades, como Apex e CECIEx. Nosso suporte se dá em parceria com essas instituições. Há duas frentes de trabalho. A primeira é a capacitação das empresas. Atuamos principalmente em inteligência financeiro e na área comercial.

Ao mesmo tempo, realizamos promoções comerciais, que são eventos que reúnem compradores internacionais e empresários brasileiros, com potencial para fechar negócios. São encontros de relacionamento em que os estrangeiros costumam visitar a empresa e conversar pessoalmente com os empresários.

Quais são os setores de destaque entre as empresas exportadoras da cidade de São Paulo?

Hoje, a cidade de São Paulo possui 1,6 milhão de empresas, mas apenas 3.251 são exportadoras.

Cerca de 90% das empresas industriais exportadoras no município apresentam perfis de iniciantes. Exportam até US$ 1 milhão por ano, em vendas esporádicas. Nas primeiras investidas comerciais no exterior é comum que a empresa busque segmentos de atuação onde é mais competitiva.

Os setores de destaque da indústria são alimentos (que representam 10% do volume exportado), máquinas e equipamentos (10%); autopeças (5%) e têxtil e confecções, metalurgia, arte e química (que somam com 4%).

Entre empresas de serviços, tem destaque os setores de comunicação, logística, transporte, distribuição, produção audiovisual, alimentação e serviços educacionais.

Os principais destinos das exportações são Estados Unidos, Bélgica, Índia, Argélia, Venezuela, Coreia do Sul, Irã, Argentina e África do Sul.

Parte das pequenas e médias empresas tem como característica atuar em nichos e ter maior grau de inovação. Isso é um diferencial competitivo para exportar?

Atuar em nichos e com grau de inovação depende da vocação da empresa. Mas é sim uma forma de agregar valor aos produtos e pode ser uma lacuna bem explorada.

São exemplos de nichos de exportadoras paulistanas os segmentos de moda praia, com marcas que se diferenciam pelo design; de produtos de tratamento capilar, que fornece para salões de beleza; e fabricantes de comidas tipicamente brasileiras, como pães de queijo, tapioca, molhos e especiarias, que encontraram grande potencial no mercado de produtos veganos, naturais e até gourmet.

Serviço 

IX Encontro Brasileiro de Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras
Data: 16 a 18 de outubro de 2017
Local: Hotel Tivoli Mofarrej – Al. Santos, 1437 - Cerqueira César, São Paulo/SP

IMAGEM: Thinkstock

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