Banner

Quer aumentar sua produtividade? Aprenda o truque do autor de “O Poder do Hábito”

Foto
Notícias 16 Mai, 2017
Seja no trabalho ou na vida pessoal, manter o foco de forma excessiva em nossa visão pessoal pode nos deixar cegas para a realidade e nos impedir de aumentar a produtividade.

Seja no trabalho ou na vida pessoal, manter o foco de forma excessiva em nossa visão pessoal pode nos deixar cegas para a realidade e nos impedir de aumentar a produtividade. Quem nunca teve uma crise de criatividade que acabou empacando um projeto? Quem nunca torceu o nariz ao ver alguém da equipe tentando mudar uma ideia sua?

Sobre esse tema, o Finanças Femininas teve uma conversa exclusiva com o jornalista e escritor norte-americano, Charles Duhigg, ganhador do prêmio Pulitzer e autor dos livros “O Poder do Hábito” e “Mais rápido e melhor: os segredos da produtividade na vida e nos negócios”.

Curiosidade e desapego quanto às nossas ideias

O grande dilema da criatividade é a forma como nos apegamos às nossas ideias e ficamos relutantes em perceber perspectivas diferentes sobre o tema. No livro “Mais Rápido e Melhor”, o autor dedica um dos capítulos para mostrar como o filme Frozen – animação que bateu recorde de bilheteria e ganhou dois Oscars – passou por uma forte crise de criatividade e precisou do cruzamento entre diferentes experiências dos membros da equipe para que pudesse se tornar um grande sucesso.

aumentar-produtividade-o-poder-do-habito

Charles Duhigg

Por incrível que pareça, o roteiro original não tinha nada a ver com o resultado final e o filme poderia ter sido um fiasco. Os personagens tinham outros papeis, a história fazia pouco sentido e não trazia uma mensagem forte para o público. Resumindo: o roteiro era solto e tinha pouco potencial. A entrada de uma nova pessoa na equipe foi fundamental para que a dinâmica do processo produtivo melhorasse.

“A grande lição é que quanto mais você encoraja as pessoas a aproveitarem a própria curiosidade, aprender sobre coisas novas e a se exporem a diferentes ideias, melhor é para o resultado final. Existem pessoas que conseguem transpor ideias de um ambiente para outro, mas para que isso possa acontecer, é preciso estar exposta a diferentes ideias”, afirma o jornalista.

Essas pessoas, segundo o autor, são chamadas de mediadores de criatividade. Elas são capazes de pegar uma experiência validada em determinado contexto e aplicá-la novamente com algum elemento inovador. Isso aumenta as chances de um trabalho criativo ter mais sucesso. Um exemplo dado por ele no mesmo livro é o do diretor Jerome Robbins, que dirigiu o clássico “Amor, sublime amor”. Na trama, aparecem elementos de Romeu e Julieta, dança moderna, ambientação nova-iorquina, enfim, uma série de fatores que, combinados, fez com o que o musical fosse um enorme sucesso no início da década de 1960.

Flexibilidade de ideias

Outro ponto destacado por Duhigg é o potencial que as empresas ganham ao incluir mulheres em equipes de trabalho que envolvem criatividade.

“Mulheres em ambientes de trabalho tendem a se sair melhor em relação a homens quando o assunto é flexibilidade mental. Muitos estudos indicam que se você incluir mulheres na equipe, ela tende a ser mais produtiva e bem sucedida. Uma das razões é porque as mulheres tendem a ser aptas a fazer questionamentos com mais facilidade. Elas olham para um problema e pensam ‘Ah, aqui está uma nova forma de pensar sobre isso’. Agindo dessa forma, o resultado é mais criativo”, conclui.

Quando estiver com um projeto emperrado, tende observar sua ideia com uma perspectiva externa. Mais do que isso, abra-se para a possibilidade de outra pessoa avaliar o seu projeto e tentar apontar uma solução que talvez você ainda não tenha imaginado. Questionar-se é sempre a melhor forma de encontrar boas soluções.

Fotos: Shutterstock e Reprodução/dayolawson.com

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia