Qual a relevância da sua empresa para as pessoas? Há tempos os produtos deixaram de ser os protagonistas para muitas empresas. Se esse ainda é o seu caso, está na hora de mudar. O mundo não precisa de mais uma marca, mas de marcas que façam a diferença.
O branding é a base para direcionar suas ações de marketing, tornar sua marca valiosa, conectar-se com seu mercado e direcionar sua equipe. Para posicionar sua empresa no mercado faça uma lista dos principais atributos dela e reflita no que você já se destaca ou pretende se destacar.
Fazer uma pesquisa das tendências do seu mercado, envolver os colaboradores e conversar com outros players pode ser muito útil nessa fase. Qual seu cliente ideal? Conhecer profundamente os atributos valorizados por ele, sua filosofia de vida, seus valores e motivações é fundamental na construção do branding.
Por que o cliente compra de você, o que é relevante para ele, e como sua marca pode ajudá-lo? Crie um roteiro, faça boas perguntas sem julgamento ou subjetividades. A ideia é entender os comportamentos, motivações, ansiedades, medos e desejos do consumidor. Depois é o momento de afinar sua estratégia. Existe sintonia do seu posicionamento com suas motivações e maneira de olhar o mundo? Se necessário, corrija a rota. Agora é hora de traçar sua estratégia de comunicação.
Como você pretende contar ao mercado sobre seu posicionamento? A ideia é ter o ser humano como centro da estratégia. Lembre-se de engajar a equipe, imprescindível para que sua estratégia atinja os resultados esperados.
Sua marca deve ser autêntica, transparente e verdadeira, colocando em prática a estratégia escolhida nos seus processos, na escolha de fornecedores, dos parceiros, embalagens, contratação de pessoas, desenvolvimento dos produtos e visual merchandising.
Como serão suas campanhas, escolha de fotos, textos, canais, conteúdos e pontos de contato? A comunicação com seus clientes deve ser constante e duradoura para criar uma conexão verdadeira. Além disso, o processo vai ajudá-lo no planejamento e construção do futuro da marca e sua visão de negócios.
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