A criação de um Aglomerado Urbano na região de Franca foi tema de novo encontro na manhã desta segunda-feira. Na sede da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), representantes do G6 (Grupo Político Econômico Suprapartidário de Franca), o deputado estadual Roberto Engler, o deputado federal Adérmis Marini e os vereadores Kaká (Carlos César Arcolino), Corrêa Neves Júnior e Marcos Antônio Pereira se reuniram para falar sobre a relevância deste projeto de ligação intermunicipal e a importância de ter os municípios envolvidos nesta discussão.
“É necessária uma grande mobilização para que os potenciais ganhos deste Aglomerado – como soluções intermunicipais para problemas de Transporte, Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente - sejam apresentados aos prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil de toda a região”, afirmou Engler. “É um projeto que precisa ser compreendido e abraçado por governos e entidades civis não somente de forma política, mas social, já que propõe soluções práticas para o cotidiano da população. E é com esta visão abrangente, e não partidária, que o G6 tem se envolvido na causa”, disse o presidente da ACIF e coordenador do G6, Dorival Mourão Filho.
A fim de esclarecer detalhes técnicos da criação de um Aglomerado Urbano, o subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e o vice-presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Luiz José Pedretti, foram convidados a virem à Franca para falar às lideranças políticas e civis do município e adjacências. O encontro regional está marcado para ocorrer no dia 20 de março, às 10h, no anfiteatro do Senai.
Pelo G6, estiveram presentes, além da ACIF, representantes da Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), Maçonaria, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sindifranca (Sindicato das Indústrias de Calçado de Franca) e Unimed.
Aglomerado Urbano
A criação de um Aglomerado Urbano traz potenciais ganhos para as cidades envolvidas e busca, acima de tudo, encontrar soluções intermunicipais para os problemas da região em diferentes áreas, especialmente Mobilidade Urbana, Transporte, Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente.
A definição de políticas públicas para um conjunto de municípios tende a resultar em mais facilidade para a captação de investimentos e em soluções ao mesmo tempo mais eficientes e mais baratas. Facilita, ainda, o planejamento de médio e longo prazo para a região.
As ações a serem empreendidas no Aglomerado Urbano passam pela deliberação de dois conselhos, o de desenvolvimento e o consultivo. O primeiro é composto por representantes das prefeituras e do Governo do Estado. O segundo é formado por câmaras temáticas, com a participação direta da sociedade civil.
O estado de São Paulo tem, atualmente, dois Aglomerados Urbanos já criados, nas regiões de Jundiaí e Piracicaba. Em Franca, o Aglomerado seria formado, a princípio, por Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista, totalizando 18 cidades. No entanto, estudos da Emplasa poderão apontar novas adesões, aumentando o número de municípios abrangidos pelo Aglomerado.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia