O Instituto Pró-Criança reuniu, no último mês, empresas e entidades representativas de classe locais para apresentar o projeto de arrecadação de fundos para a criação de um parque ambiental, na cidade de Franca. Descrito pelo Projeto de Lei Complementar nº 3/2023, o “Parque Ambiental Pró-Criança” deverá ser instalado na área verde situada à Rua Frei Ângelo Criado, esquina com a Rua do Sol, com funções ecológicas, paisagísticas, educacionais e de lazer.
A concessão da área é feita pelo município por meio de acordo de cooperação, onde caberá ao Instituto a implantação do parque, cuja edificação é estimada em R$ 6,8 milhões. A ideia é que empresas e entidades locais se unam em prol da causa. “É um projeto muito bonito, que vai trazer um resultado muito bom para Franca e é perfeitamente factível, se unirmos esforços”, afirmou no encontro o presidente do Instituto, Elcio Giacometti.
Membro da diretoria do Instituto Pró-Criança, o empresário Julio Schreck enfatiza que a participação das empresas também tem outros impactos positivos para além dos ambientais e de responsabilidade social.
“A contribuição, além de desenvolver a cidade, ainda coloca a empresa em alinhamento aos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance), fundamentais no cenário do mercado atual, e pode ser feita por meio de doação dedutível do Imposto de Renda”, diz Júlio.
A Estrutura do Parque Ambiental
O Parque Ambiental do Pró-Criança terá 13 mil metros quadrados, sendo 7% de área construída, que incluirá administração, anfiteatro, salas multiuso, lanchonete e guarita. O estacionamento contará com 66 vagas. Na área central, haverá um espelho d’água em formato de ilha, com capacidade para 997 mil litros. Ainda em relação a questão hídrica, o parque fará a captação da água pluvial por drenagem superficial com reservatório de 60 mil litros, que serão utilizados para a manutenção do próprio parque.
Com o intuito de se tornar um centro de referência de educação ambiental, o parque proporcionará palestras e tours educacionais que pretendem remontar a história do Brasil. Haverá canteiros com árvores de pau-brasil, símbolo nacional, e de barbatimão, símbolo de Franca, muito utilizado para o curtimento do couro nos primórdios da atividade na região.
O local também contará com reinos de palmeira-imperial, jussara, hortos de Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais), ipês, magnólias, plantas medicinais e meliponário. Também terá relógio do sol, museu interativo da água, playground temático sobre o folclore brasileiro, área pet, jardim sensorial com diferentes tipos de solo (areia, grama, argila, etc.) e de plantas com múltiplas texturas.
Parte dos ingredientes utilizados na lanchonete serão colhidos nas hortas do próprio parque e seus resíduos utilizados para compostagem.
Como Contribuir
Empresas interessadas em saber mais sobre o projeto e como contribuir devem entrar em contato com o Instituto Pró-Criança pelo telefone (16) 16 99164-9945 (WhatsApp) ou pelo e-mail julioschreck@gatewayshoes.com.br. Os aportes serão gerenciados pelo Instituto Pró-Criança para a realização do projeto.
Tarissa Esteves/Assessoria de Imprensa ACIF Fotos: Gustavo Lopes e Bruna Santiago
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia