Neste ano, no dia 12 de maio teremos o Dia das Mães, data que se tornou estratégica para alavancar as vendas na sua loja virtual, aumentando a carteira de novos clientes e, naturalmente, possibilitando atuar no resgate de clientes que estavam inativos em sua base. Sem sombra de dúvida, uma excelente oportunidade para oferecer seus produtos com promoções exclusivas e uma comunicação diferente para o seus consumidores.
Você sabe muito bem que, para toda campanha com datas comemorativas em nosso país, é importante um planejamento para evitar qualquer tipo de ruído junto ao seu cliente final, não é verdade? Por esta razão, elencamos algumas dicas práticas para você e a sua equipe poderem agir para garantir um período de lucratividade no seu e-commerce e reduzir possíveis problemas na sua operação durante períodos festivos no país.
O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo. Como falamos do dia das mães, sabemos que quem realizará a compra do presente será algum familiar, portanto, é importante você filtrar quais tipos de mães para que sua empresa possa apresentar os benefícios dos seus produtos de forma adequada. Como exemplo, temos a mãe leitora, a mãe que gosta de filmes e séries, a mãe que prefere bolsas a sapatos. Ressalte as características em um espaço da sua loja para facilitar o processo de compras nestas datas.
Ah! Lembre-se que é importante estimular também a pessoa que está comprando o presente para a mãe. Sua loja pode aumentar ainda mais o ticket médio com comunicação direcionada para as necessidades de quem está comprando o presente. É nesta hora que todo mundo pensa: “mas bem que eu também mereço um presentinho”, não é verdade? Estimule a sua equipe a pensar formas de gerar desejo de compra levando em consideração os perfis de clientes.
Campanhas em datas comemorativas costumam acontecer alguns imprevistos no caminho. Isso é normal em qualquer tipo de negócio, portanto, certifique-se em reduzir ao máximo todas as incertezas pela frente. Problemas de lentidão de servidor e até mesmo do servidor cair e ficar fora do ar por um longo prazo devido ao grande acesso de usuários podem ser desafios a se enfrentar, mas o principal é você e a sua equipe estarem preparados para adotar planos de emergência (planos A, B ou C). Caso necessite fazer algum upgrade na sua loja virtual, minha recomendação é a realização desta manutenção com antecedência (sempre!). Você já ouviu falar no teste de carga para o servidor de hospedagem da sua loja? Pode poupar as futuras “dores de cabeça” durante a sua campanha.
Prepare benefícios da sua campanha para o Dia das Mães. Algumas sugestões válidas:
Uma outra dica é colocar em destaque a comunicação da campanha de marketing no seu e-commerce. Aposte em um visual que vai atrair clientes para seu site.
Realizar o monitoramento da coleta do pacote e todo o processo de entrega é essencial para dar segurança ao consumidor que acabou de comprar o seu produto. Deste modo, seu cliente pode acompanhar a entrega da encomenda e ter mais confiança de que chegará dentro do prazo estimado.
Para o seu negócio não ficar nas mãos de um único fornecedor, opte por várias formas de entrega, como o serviço logístico através de uma ou duas transportadoras.
Você já vendeu, faturou e teve sucesso na sua campanha de Dia das Mães. E agora? É a hora de realizar o pós-venda.
Este momento não é apenas o momento de solucionar os problemas do seus clientes, mas também uma oportunidade de estreitar o relacionamento com eles. É essencial dar uma atenção em especial na experiência de compra para que a taxa de recompra do consumidor aumente na sua loja virtual.
Como falamos de um pós-venda no e-commerce, sempre surgem dúvidas de como colocar em prática. Existem alguns métodos que podem transformar este processo em algo extremamente agradável.
Lembre-se de sempre de agradecer! Um e-mail de compra concluída não é o bastante. Sua marca precisa se diferenciar e se destacar na mente do consumidor. Realize um envio de e-mail com uma pesquisa de satisfação demonstrando o interesse da empresa em conhecer a opinião do cliente e aproveite a oportunidade para encaminhar uma mensagem de agradecimento pela compra realizada na sua loja virtual.
Treine todos os funcionários do e-commerce para realizar um pós-venda de qualidade, que estejam prontos para se antecipar caso algum problema aconteça e também os capacite para solucionar essas dores do consumidor para, assim, prestarem o pós-venda com agilidade.
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