Se em anos anteriores o desejo ou a necessidade do presente eram os principais atributos observados pelos consumidores no momento de decidir pela escolha do presente para o Dia das Mães, em 2017 o fator preço desbancou as opções anteriores.
Em meio a um cenário de recessão, o preço terá um grande peso no momento da escolha do presente para o Dia das Mães, aponta levantamento da Boa Vista SCPC.
Feito entre os dias 5 a 27 de abril, com 600 consumidores de todo o Brasil, o estudo mostrou que o quesito “preço, promoção ou desconto” registrou um crescimento de 17 pontos percentuais, passando de 26% para 43%, em comparação a 2016. Se tornou o principal critério para a escolha dos presentes. Esse mesmo quesito ocupou a terceira posição no ano passado.
A pesquisa também observou um crescimento de 6 pontos percentuais entre os entrevistados que de fato pretendem comprar presentes na data, na comparação com 2016. Entretanto, quase metade disse que irá gastar a mesma quantia do presente do ano passado.
O valor médio dos presentes de um ano para outro se manteve em R$ 197. No entanto, entre os que disseram que irão gastar na faixa de preço de até R$ 200, houve um aumento de 48% para 55%.
A pesquisa da Boa Vista também constatou que 32% pretendem comprar dois ou mais presentes; 92% irão presentear as mães, seguidos por 23% a sogra e 15% as esposas; e que 62% farão a compra do presente na semana da comemoração.
A pesquisa apontou ainda uma mudança no local da compra. 90% irão comprar em lojas físicas, e apenas 10% usarão a internet. E dos que irão comprar em lojas físicas, 41% buscarão as lojas de rua e bairro. A opção por lojas de shoppings apresentou uma queda de 13 pontos percentuais (de 43% para 36%).
QUAIS PRESENTES?
Quando perguntados sobre os tipos de presentes que irão comprar, a pesquisa observou um aumento significativo de 11pontos percentuais na intenção de compra de itens de uso pessoal para presentear as mães neste ano.
Eletrodomésticos, móveis e itens para casa registraram queda de 6 pontos percentuais. E subiu de 23% para 34% a compra de roupas e calçados. O que vai de encontro ao desejo das mães.
O levantamento também ouviu mães, para as quais foi perguntado qual a expectativa de ganhar presentes nesta data.
Para 74% delas, existe alguma expectativa de ganhar presentes nesta data. Se pudessem escolher, os preferidos apontados pela maioria seriam roupas, calçados e acessórios (26%), viagens (24%) e celular e smartphone (22%).
FORMA DE PAGAMENTO
Para 82% dos consumidores entrevistados, parte do salário será usada para compra do presente do Dia das Mães. Outros 6% usarão recursos da poupança. Já 5% irão recorrer a empréstimos.
Há ainda 3% dos entrevistados que disseram que usarão os recursos de contas inativas do FGTS para esta finalidade.
Um total de 77% dos consumidores irão comprar e pagar à vista. Destes, 39% utilizarão o cartão de débito, registrando crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao ano de 2016.
Entretanto, o dinheiro ainda será o tipo de meio de pagamento mais utilizado, com 50% das menções.
Para 23% dos consumidores, a compra do presente do Dia das Mães terá de ser parcelada. Já 87% utilizarão o cartão de crédito, um crescimento de 9 pontos percentuais em comparação ao ano passado.
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