Começar pequeno é uma realidade comum a muitos empreendedores, mas essa condição não deve limitar o desejo de alçar voos mais altos. A ousadia é uma qualidade que deve ser exercitada. Outra habilidade necessária para quem se lança na jornada empreendedora é a capacidade de correr riscos calculados.
Nas duas últimas edições do Sebrae Notícias falamos sobre indicadores que sinalizam o momento certo de expandir os negócios. Mostramos as variáveis do mercado e as relacionadas ao ambiente interno da empresa. Nesta edição, vamos apresentar uma ferramenta que ajuda a perceber a viabilidade do negócio: a análise Swot da expansão.
O primeiro passo para esse exercício é reunir a equipe e avaliar, em conjunto, as forças, oportunidades e ameaças futuras do negócio. Algumas perguntas ajudam a clarear o caminho a ser seguido:
Forças internas:
Fraquezas internas:
Oportunidades de mercado:
Ameaças externas:
As respostas a essas questões vão indicar até que ponto a expansão da sua empresa é viável. São muitas variáveis que devem ser analisadas, pois o ato de empreender consiste na superação de um desafio após outro – e o crescimento do negócio talvez seja o maior deles. Agora, a próxima pergunta: que modelo de crescimento escolher?
Assim, assumindo que cada organização tem suas singularidades, a resposta para a pergunta “qual é o melhor modelo de expansão para a minha empresa?”, nunca será simples. Na próxima edição do Sebrae Notícias vamos apresentar alguns caminhos que podem ajudar a encontrar as respostas.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia