Em nota, o Banco Central oficializou mudanças para o Pix a partir de 1º de novembro deste ano. As medidas visam o fortalecimento da segurança do modelo de pagamento, que já é o mais utilizado no país e em setores da economia, como e-commerce e varejo.
De forma geral, o órgão público informou novos limites de transferência, com teto de R$ 200 no valor em novos dispositivos. Além disso, o total diário de envios a partir de celulares e computadores sem cadastro nos bancos fica em R$ 1 mil.
Segundo o BC, a movimentação de quantias maiores será concedida apenas aos usuários com aparelhos cadastrados nas instituições financeiras. Além disso, a fim de eliminar fraudes e golpes, a entidade também pensa em outros limites.
Em nota oficial, o BC afirmou que “a exigência se aplica apenas para dispositivos de acesso que nunca tenham sido utilizados para iniciar uma transação PIX por um usuário específico. O objetivo é dificultar o tipo de fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou engenharia social, as credenciais, como login e senha de clientes”.
Já Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, afirma que o conjunto de ações demonstra esse trabalho em prol da segurança.
“As novas medidas contribuirão para minimizar as chances de certos tipos de golpe que acontecerem e para que as instituições financeiras participantes usem de forma mais eficaz as informações antifraude armazenada aqui nos nossos sistemas”, diz.
Ademais, a expectativa para o Pix automático e outros desdobramentos do modelo também estão no radar do consumidor e dos setores da economia. Até o momento, a previsão de lançamento do BC para esta novidade é julho de 2025.
Ecommerce Brasil Foto: Imagem Freepik
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia