A Paróquia Santo Antônio, no Bairro Cidade Nova, em Franca, vai se transformar em Santuário Santo Antônio a partir de fevereiro de 2022. A elevação da igreja a santuário foi um desejo que brotou no monsenhor José Geraldo Segantin, cerca de um ano após tomar posse como pároco e ganhou a aprovação do bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto. A missa celebrativa está marcada para o dia 18 fevereiro e fará parte das comemorações de 52 anos da instalação canônica da paróquia.
“A ideia do santuário surgiu quando celebrei a 1ª Trezena dedicada a Santo Antônio. São 13 semanas, toda terça-feira, antes do dia 13 de junho e sempre a igreja estava lotada às 14 horas”, diz o padre. “Depois fui percebendo que as missas ficam cheias não só aos domingos, mas também durante a semana. Também há muitos pedidos de missas de Ação de Graças a Santo Antônio e começamos a encontrar muitos pedidos escritos aos pés da imagem e para se elevar uma igreja a santuário a principal razão é encontrar devoção do santo nas pessoas”.
A expectativa é que com a instalação do santuário, o primeiro da Diocese de Franca, o local passe a receber um número ainda maior de fiéis, inclusive com peregrinações de outras paróquias e cidades para participar de celebrações, pagar promessas e receber bençãos, suscitando um turismo religioso.
Atualmente, a Paróquia Santo Antônio recebe em média, 3,5 mil pessoas por fim de semana para participar das sete missas celebradas pelo monsenhor, sendo duas no sábado (17 e 19 horas) e cinco no domingo (7, 9h30, 11, 17h30 e 19 horas). De segunda a sexta-feira há ainda uma missa diária às 7 horas.
Segundo o padre, a devoção já existente na paróquia foi determinante para o pedido de instalação do santuário. “Fizemos uma pesquisa no livro tombo sobre o histórico da paróquia e montamos o processo, em seguida apresentamos para Dom Paulo que aprovou. O próximo passo agora é conseguir uma relíquia de Santo Antônio”.
Monsenhor José Geraldo revelou que o pedido de uma relíquia (objeto preservado ou parte do corpo do santo) já foi feito ao Santuário de Pádua, na Itália e que, agora, aguarda por uma resposta positiva.
A igreja
Diante do desejo de transformar a paróquia em santuário, monsenhor José Geraldo remodelou todo o templo que agora conta com capacidade para 900 pessoas e mais de 20 imagens, incluindo de Santa Dulce dos Pobres, primeira santa nascida no Brasil e de Santa Teresa de Calcutá.
“Estamos na fase final da obra, que é a parte da pintura. Com a instalação do santuário, também iremos colocar uma pilastra no altar para dar mais destaque a Santo Antônio e já estamos providenciando o brasão do santuário”.
‘O Santuário de Santo Antônio teve aprovação unânime’, diz bispo diocesano
Bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, disse que foi consultado antes do pedido oficial para criação do Santuário de Santo Antônio e concordou com a ideia.
“A Paróquia Santo Antônio tem uma forte devoção em torno da figura do padroeiro, com uma boa participação de fiéis, principalmente nos momentos festivos, além de visitas ao templo, novenas, promessas, enfim, tudo o que faz parte da piedade popular”.
Dom Paulo afirmou que a iniciativa de elevar a Paróquia a Santuário, partiu do pároco monsenhor José Geraldo Segantin e de alguns leigos paroquianos.
“Foi feito um pedido oficial, por escrito e apresentado ao Conselho de Presbíteros, com aprovação unânime”, revelou.
Segundo o bispo, a paróquia continuará tendo as obrigações e atividades comuns a qualquer outra paróquia, porém podendo programar outras ações no tocante a acolhida de peregrinos, confissões e celebrações. “O que se espera desse santuário é o fortalecimento da evangelização no local, uma frequência maior de fiéis, atendimento espiritual, uma boa acolhida dos peregrinos”.
Sobre projetos de mais santuários para diocese, Dom Paulo diz não existir, porém manifestou a vontade de tirar do papel o santuário dedicado à Santa Gianna. “Há o projeto, antigo desejo de Dom Diógenes e acolhido pelos outros bispos. Temos a paróquia, mas o prédio sede é limitado. Estamos projetando um novo local e instalações mais apropriados para um santuário. Se Deus quiser, iremos realizar esse desejo”.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia