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Overview: em qual rede social sua empresa deve estar presente?

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Notícias 24 Jul, 2017
Aja de forma estratégica: não é preciso estar em todas as redes sociais que existem

Com tantas redes sociais disponíveis atualmente, está cada vez mais difícil saber onde marcar presença e como conseguir entregar valor para o público. O objetivo desse post é oferecer algumas dicas que sua empresa deve levar em consideração ao se propor a fazer parte de alguma dessas redes.

Primeiramente, tenha clareza de que não é preciso ter uma presença ativa em todas as redes sociais que existem. Não é viável e nem saudável que isso aconteça. É muito importante, antes de decidir de qual rede sua empresa deve participar, conhecer os diferenciais de cada uma e qual o perfil do público frequentado por elas.

Um outro aspecto que deve ser considerado é de que forma a rede será utilizada. Dependendo das características, ela poderá ser usada como plataforma para disseminar conteúdo ou como construção de audiência.

O Twitter, por exemplo, funciona como um ótimo canal de relacionamento direto entre a empresa e o cliente, enquanto no Facebook você consegue um alcance maior. Ambos são ótimos para construir audiência. O Google+, por sua vez, não é muito interessante para este fim, mas pode ser utilizado como plataforma, com objetivo de compartilhar conteúdo. Isso porque o número de usuários que interagem por lá ainda é baixo, mas é muito útil para SEO, já que o Google garante maior autoridade aos links compartilhados por meio dessa rede.

A importância de estar onde seu público está

Para começar seu processo de escolha das redes sociais onde sua empresa deve estar presente, é importante identificar onde seu público-alvo ideal está e de que forma sua empresa pode compartilhar conteúdo relevante com ele. Conversar com alguns clientes atuais e potenciais pode ser uma boa forma de descobrir o que eles estão usando no dia a dia.


Além disso, mesmo que sua empresa não vá atuar de forma ativa em todas elas, é importante criar os perfis nas redes para reservar o nome, evitando que apareçam páginas ou perfis com o nome de seu negócio.


Vale lembrar também que o sucesso de suas ações nas redes sociais escolhidas vai demandar muita dedicação, conteúdo de qualidade e publicação frequente. No entanto, a contrário do que acontece com Twitter e Facebook, no YouTube e no SlideShare não é preciso se preocupar tanto com a frequência de publicações. O ideal é focar nas redes que tenham mais relevância para manter uma presença mais constante por lá.


Utilizando bem as redes sociais é possível criar um ativo de marketing importante, com audiência qualificada e alcance a clientes em potencial e – melhor – com baixo investimento.
Abaixo apresentamos algumas redes que consideramos mais relevantes para empresas:

Facebook: o poder de alcance


Além de ser a maior rede social do mundo com o maior número de usuários ativos no Brasil e no mundo, o tempo gasto pelos usuários navegando no Facebook impressiona! Recomendamos que, independentemente de o seu negócio ser B2B ou B2C, tenha uma página empresarial no Facebook.


Dicas:
Não crie um perfil para sua empresa e sim uma página. Além de ser contra as políticas do Facebook, as páginas específicas para empresa possuem recursos de análises de dados com informações demográficas, customização e número de conexões ilimitadas.

Entenda o funcionamento do Edge Rank e como sua empresa poderá aproveitá-lo melhor para o engajamento com seus fãs.


Utilize os recursos de abas personalizadas como Like Gate. São formas de promover a sua marca e oferecer benefícios exclusivos para quem curte a página da sua empresa.

Twitter: troca de informações com usuários

O Twitter funciona como um canal direto, simples e com grande interação que serve para as pessoas falarem! Essa característica a torna uma rede que possui muito volume de conteúdo. É uma grande oportunidade para interagir com referências do mercado e possui uma alta velocidade de resposta e atualizações.


Dicas:
Caso seu público tenha como característica o alto consumo de conteúdo, comprometa-se a postar com bastante frequência. No Twitter não existe o fator Edge Rank, então os posts são todos exibidos, tornando mais difícil que suas postagens sejam notadas se não houver frequência.

YouTube: ótimo canal para atrair visitantes


Como muitos consumidores preferem assistir vídeos do que ler conteúdo, produzir vídeos é uma boa forma de impactar seus consumidores em potencial. E, se o bom conteúdo for publicado no maior site de vídeos do mundo, o resultado pode ser muito mais tráfego e conversão para o seu site.


O YouTube possui uma grande autoridade perante as ferramentas de busca , possibilitando que os materiais publicados por ali tenham uma maior chance de atração de visitantes qualificados pelo canal. Outra vantagem é que o conteúdo publicado nessa plataforma tem alto poder de engajamento quando consegue agradar ao público.


Há inúmeras possibilidades para aproveitar o YouTube, seja publicando vídeos educativos, tutoriais de produtos, estudos de caso, entrevistas com especialistas sobre o mercado em que sua empresa atua, entre outras. Pare para avaliar se sua empresa possui material relevante que possa adaptar a esse formato, pois a iniciativa pode compensar bastante, mesmo sem grandes investimentos em produção.


Dicas:
Para otimizar seu vídeo pensando em SEO, não se esqueça de trabalhar o título e a descrição utilizando as palavras chave definidas para o material e em utilizar de 5 a 7 palavras como tags para seu vídeo.


Acompanhar as estatísticas fornecidas pelo YouTube Analytics permite ter acesso a dados demográficos relacionados ao perfil das pessoas que visualizaram seus vídeos, acompanhar o crescimento de audiência e identificar outras informações como, por exemplo, a porcentagem de acessos mobile ou de visualizações que aconteceram pelo Youtube ou por outros sites.

LinkedIn: ideal para gerar Leads qualificados


O LinkedIn é hoje a maior rede social corporativa do mundo e, para geração de Leads qualificados, é 277% mais efetivo do que Facebook e Twitter. Sua empresa não deve ficar de fora, especialmente se for B2B, já que é uma rede feita para profissionais e bastante segmentada. A primeira providência é criar uma página empresarial. Lá é indicado publicar conteúdo relevante, como os novos posts do blog da empresa e apresentações publicadas no SlideShare


Dicas:
Participe de grupos que tenham a ver com seu negócio. Essa é uma ótima forma de se relacionar com pessoas interessadas em sua área de atuação e posicionar-se como autoridade nos temas em debate.
Gere Leads utilizando-se da aba de produtos e serviços oferecidas nas páginas empresariais para descrição de seu negócio.


Se o blog da empresa for baseado em WordPress, é possível ainda instalar um aplicativo que compartilha automaticamente um post novo no perfil do LinkedIn, deixando sua rede de contatos sempre atualizada sobre as novidades da empresa.

 

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