Os pequenos negócios brasileiros contrataram mais que demitiram em agosto, abrindo mais de 16 mil novas vagas. O saldo ficou positivo em 623 vagas. Foi a primeira vez, desde fevereiro, que se registrou este incremento. Ainda não é o suficiente para zerar o estoque acumulado de demissões, mas é uma sinalização importante que a economia está entrando nos eixos.
Outra manifestação de credibilidade na retomada foi detectada em pesquisa do Sebrae-SP, também em agosto. Perguntamos a 2,7 mil microempreendedores individuais e pequenos empresários, em todo Estado de São Paulo, quais eram as expectativas deles para o desempenho de suas empresas e para a economia nos próximos seis meses, tendo em vista que a maioria computava perda de receita há quase 20 meses.
Praticamente metade acredita que o quadro ficará estável. Mas o que chamou a atenção foi que mais de 33% dos empresários disseram que tanto a atividade econômica quanto o faturamento da empresa vão melhorar. Cerca de 10% ainda acreditam em piora (eram quase 40% em agosto de 2015).
A confiança impulsionou a perspectiva de melhora a curto e médio prazo. Como venho afirmando, não existe receita mágica; é necessário esforço de todos para colocar novamente o Brasil nos trilhos do crescimento sustentável.
Nós, empresários, continuamos trabalhando dia e noite, sete dias na semana para ajudar a fazer a roda da economia girar. Do outro lado, governantes e legisladores precisam demonstrar efetivamente que também estão empenhados na mudança de rumo da economia, fazendo um forte ajuste das contas públicas, reduzindo juros, destravando o crédito e os investimentos em infraestrutura e apoio à exportação. Sem usar o caminho aparentemente mais fácil, mas extremamente nocivo e injusto, do aumento de tributos. O governo já arrecada cerca de R$ 2 trilhões em impostos por ano e a questão não é ter mais dinheiro, e sim usar bem esses recursos.
O Sebrae-SP também se integra neste esforço e optamos por fortalecer a competitividade dos pequenos negócios e micro empreendimentos individuais (MEIs) por meio da forte expansão de ações de orientação e capacitação em gestão. Uma amostra disto está na mobilização que promoveremos na semana de 3 a 8 de outubro, comemorando o Dia da Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro.
Na Semana do Empreendedor teremos mais de 350 palestras e oficinas presenciais, outras 35 virtuais, Dia do Crédito, Encontros “Gestão em Tempos de Crise”, formalização de empreendimentos, consultoria em planejamento, finanças, marketing e vendas, legislação. Um verdadeiro mutirão, com 700 colaboradores presentes nos 33 escritórios regionais, 35 unidades do Sebrae Móvel - que percorrerão 60 localidades, tendas em São Paulo, Campinas, Guarujá, Itapevi e São Bernardo do Campo, e em nossa central de atendimento online. Tudo gratuito e acessível.
Nesta celebração da pequena empresa, engrenagem fundamental na geração de emprego, renda e inovação, quero ir além, reafirmando meu compromisso de continuar trabalhando para o tão necessário ajuste das contas públicas, combatendo energicamente a criação e o aumento de impostos e trabalhando pela simplificação das normas que regem o dia a dia do setor produtivo privado. Porque esse é o Brasil que queremos novamente nos trilhos do desenvolvimento.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia