Banner

Os pequenos acreditam no Brasil

Foto
Notícias 30 Set, 2016
Os pequenos negócios brasileiros contrataram mais que demitiram em agosto, abrindo mais de 16 mil novas vagas.

Os pequenos negócios brasileiros contrataram mais que demitiram em agosto, abrindo mais de 16 mil novas vagas. O saldo ficou positivo em 623 vagas. Foi a primeira vez, desde fevereiro, que se registrou este incremento. Ainda não é o suficiente para zerar o estoque acumulado de demissões, mas é uma sinalização importante que a economia está entrando nos eixos.

 

Outra manifestação de credibilidade na retomada foi detectada em pesquisa do Sebrae-SP, também em agosto. Perguntamos a 2,7 mil microempreendedores individuais e pequenos empresários, em todo Estado de São Paulo, quais eram as expectativas deles para o desempenho de suas empresas e para a economia nos próximos seis meses, tendo em vista que a maioria computava perda de receita há quase 20 meses.

 

Praticamente metade acredita que o quadro ficará estável. Mas o que chamou a atenção foi que mais de 33% dos empresários disseram que tanto a atividade econômica quanto o faturamento da empresa vão melhorar. Cerca de 10% ainda acreditam em piora (eram quase 40% em agosto de 2015).

 

A confiança impulsionou a perspectiva de melhora a curto e médio prazo. Como venho afirmando, não existe receita mágica; é necessário esforço de todos para colocar novamente o Brasil nos trilhos do crescimento sustentável.

 

Nós, empresários, continuamos trabalhando dia e noite, sete dias na semana para ajudar a fazer a roda da economia girar. Do outro lado, governantes e legisladores precisam demonstrar efetivamente que também estão empenhados na mudança de rumo da economia, fazendo um forte ajuste das contas públicas, reduzindo juros, destravando o crédito e os investimentos em infraestrutura e apoio à exportação. Sem usar o caminho aparentemente mais fácil, mas extremamente nocivo e injusto, do aumento de tributos. O governo já arrecada cerca de R$ 2 trilhões em impostos por ano e a questão não é ter mais dinheiro, e sim usar bem esses recursos.

 

O Sebrae-SP também se integra neste esforço e optamos por fortalecer a competitividade dos pequenos negócios e micro empreendimentos individuais (MEIs) por meio da forte expansão de ações de orientação e capacitação em gestão. Uma amostra disto está na mobilização que promoveremos na semana de 3 a 8 de outubro, comemorando o Dia da Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro.

 

Na Semana do Empreendedor teremos mais de 350 palestras e oficinas presenciais, outras 35 virtuais, Dia do Crédito, Encontros “Gestão em Tempos de Crise”, formalização de empreendimentos, consultoria em planejamento, finanças, marketing e vendas, legislação. Um verdadeiro mutirão, com 700 colaboradores presentes nos 33 escritórios regionais, 35 unidades do Sebrae Móvel - que percorrerão 60 localidades, tendas em São Paulo, Campinas, Guarujá, Itapevi e São Bernardo do Campo, e em nossa central de atendimento online. Tudo gratuito e acessível.

 

Nesta celebração da pequena empresa, engrenagem fundamental na geração de emprego, renda e inovação, quero ir além, reafirmando meu compromisso de continuar trabalhando para o tão necessário ajuste das contas públicas, combatendo energicamente a criação e o aumento de impostos e trabalhando pela simplificação das normas que regem o dia a dia do setor produtivo privado. Porque esse é o Brasil que queremos novamente nos trilhos do desenvolvimento.

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia