Formada em oceanografia, com trabalhos voltados para a sustentabilidade, a francana Gisela Sertorio Bueno de Camargo descobriu em 2020, que poderia empreender utilizando conhecimentos da área. “Estudei negócios sustentáveis no mestrado, por isso desde a concepção do negócio, a sustentabilidade foi o grande diferencial”, diz a agora empresária e mestre kombucheira da Solar Kombucha, uma bebida funcional feita a partir de probiótico natural. Saudável e refrescante, ela é gaseificada, consumida gelada e apresenta inúmeros benefícios para a saúde, como auxílio no trato intestinal e aumento da imunidade.
“Conheci a kombucha por meio de uma amiga, também ligada aos cuidados da saúde e comecei a pesquisar sobre o assunto, entender mais sobre essa bebida milenar que chegou ao Brasil em 2016”.
Produzida por meio de um cuidadoso processo artesanal, Gisela ganhou o ingrediente fundamental para a fazer a primeira bebida, uma espécie de isca formada por bactérias e leveduras que é cultivada a partir de um chá, necessária para a fermentação. A fabricação aconteceu em casa, em um vidro de palmito. Na ocasião, foram produzidos dois litros de kombucha, porém sem gás.
A experiência se transformou em negócio sete meses mais tarde por incentivo da mãe de Gisela. Para investir na operação, a empreendedora aprofundou ainda mais no assunto, recebeu consultoria que ajudou a migrar do artesanal para indústria e aos poucos, foi comprando os utensílios necessários para montagem do laboratório de fabricação do espumante natural, como ela mesmo define.
“A primeira venda em janeiro de 2021, foi resultado de 35 litros. Nesse período já crescemos de modo significante e hoje temos capacidade de produzir 500 litros no nosso laboratório montado na Estação”.
A venda, de garrafas de 350 ml, acontece principalmente online pelas redes sociais e em alguns pontos físicos em Franca, como padarias e mercados. São cinco sabores de frutas locais cultivadas por produtores agroecológicos da Alta Mogiana, como mirtilo e framboesa, maracujá pérola do cerrado, morango e limão.
“É uma bebida fria, que precisa ser refrigerada e tem 3 meses de validade. Ela pode substituir o refrigerante ou mesmo ser consumida de manhã em jejum, pois ajuda a aumentar o metabolismo”, diz Gisela que destaca também entre os benefícios da kombucha o ganho de mais energia, disposição e maior resistência a infecções. “A kombucha ainda retarda o envelhecimento e contribui para o emagrecimento, podendo ser consumida no pré e pós treino”.
O nome
Segundo Gisela, o nome Solar Kombucha foi pensado no sentido de universo e de conexão entre a saúde da comunidade e do planeta. “Só faz sentido produzir uma bebida deliciosa, saudável e refrescante para bebermos, se também for realmente saudável para a nossa comunidade e para o nosso planeta. Somos uma pequena empresa ecológica com alma solar e coração que vibra na biodiversidade”.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia