“O trabalho voluntário salva a gente.” Foi com essa frase que Elizabete Salloum, de 65 anos, atual diretora e uma das fundadoras da ‘Caminhar’ resumiu o sentimento que a motiva a seguir, ao longo dos últimos 28 anos, trabalhando para atender cerca de 90 pessoas com deficiência em Franca.
Fundada no dia 7 de abril de 1997, a Associação das Famílias, Pessoas e Portadores de Paralisia Cerebral de Franca, ou simplesmente ‘Caminhar’, nasceu da união de pais e profissionais que sentiam a necessidade de ampliar os serviços oferecidos para as pessoas com deficiência, especialmente na época, as diagnosticadas com paralisia cerebral.
“Queríamos ampliar o acesso dos nossos filhos aos tratamentos e oferecer mais opções para todos. Começamos pequenininhos, com aproximadamente 15 pessoas, todas trabalhando voluntariamente, em uma casa pequena e adaptada”, conta Bete Salloum.
O que começou pequeno, atendendo poucas pessoas, e sobrevivendo de ações como jantares e bazares, cresceu e além das pessoas com deficiência física, passou a atender também pessoas com deficiência intelectual.
Hoje, a Caminhar mantém parceria com a Prefeitura de Franca e atende pessoas encaminhadas através do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e segue também com ações próprias e parceria com a Fundação Sinhá Junqueira, de Igarapava, que subsidia alguns serviços sendo a responsável pela contratação e pagamento de alguns dos profissionais que atuam no espaço.
Na Caminhar, os usuários participam de ações em grupo, normalmente duas vezes por semana, com a presença de fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e cuidadores, além de eventos especiais em datas importantes como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Páscoa e Natal.
“A Caminhar é um suporte, tanto na vida dos usuários, como das suas famílias. Eles se tornam nossa família também. Atendemos pessoas de todas as faixas etárias, de todos os cantos da cidade, com todas as deficiências”, afirma Bete. “Aqui, oferecemos acolhimento, carinho e amor. Oferecemos aquilo que queremos para os nossos filhos, nossos queridos. Eles ganham e a gente ganha também. O trabalho voluntário salva a gente”, finaliza.
21ª Jornada Caminhar
Celebrando os 28 anos de fundação da associação, acontecerá, nos dias 7 e 8 de abril, a 21ª Jornada Caminhar, que neste ano terá como tema “A importância do esporte no desenvolvimento da pessoa com deficiência”.
O primeiro dia da Jornada contará com a participação de Adriano Modesto, ex-atleta de basquete sobre rodas, Fausto e Chuí, ex-jogadores profissionais de basquete, e Rodrigo Salomão, psicólogo do Sesi Franca Basquete e coordenador do Instituto Anderson Varejão, em uma roda de conversa especial.
No segundo dia, o público poderá acompanhar uma palestra especial com o fisioterapeuta do Sesi Franca, Rogerinho, e André Cortez, atleta que representa as cidades de Franca e Ribeirão Preto no basquete sobre rodas.
A entrada para a 21ª Jornada Caminhar é solidária – um quilo de alimento. O evento acontecerá na Unidade II do Uni-Facef (Av. Alonso Y Alonso, 2400 - São José), a partir das 19h, em ambos os dias.
Como ajudar a Caminhar?
Você pode ajudar a Caminhar doando produtos que poderão ser vendidos no Bazar Permanente, alimentos que são doados para as famílias, dinheiro e até trabalho. Mais informações pelo telefone (16) 3721-7033 ou WhatsApp (16) 99402-9118.
Confira o vídeo com um pouquinho da história da Caminhar:
Carolina Ribeiro/Portal ACIF Fotos: Wilker Maia/ACIF
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia