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Número de empresas pet cresce 98,7% na região de Franca em 6 anos

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Notícias 23 Set, 2024
Levantamento inclui empresas cadastradas em cinco atividades voltadas para cuidados com animais de estimação

O número de empresas voltadas ao segmento pet na região de Franca cresceu 98,7% nos últimos seis anos, conforme levantamento do Sebrae-SP, com base em dados da Receita Federal. Os dados incluem Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Franca, Batatais, São Joaquim da Barra e Ituverava são as cidades que registraram as maiores altas.

 

Em 2018, nas 19 cidades de abrangência do Escritório Regional do Sebrae-SP em Franca, havia 463 empresas do segmento. Em 2024, esse número saltou para 920, um crescimento de 98,7%.

O levantamento envolve cinco atividades: comércio varejista de medicamentos veterinários, comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentação para animais, atividade veterinária, alojamento de animais domésticos e higiene e embelezamento de animais domésticos.

“O aumento das vendas de pets, como cachorros, gatos e coelhos, contribuiu para o crescimento de pets dentro dos lares, o que causou um aumento na demanda por banhos e tosas, fazendo com que este mercado fique fomentado, onde muitos empresários querem iniciar nesta área de pets e fazem cursos para empreender no setor”, explicou Lucas Castejon, que atua há três anos no mercado com a startup Cuk.Pet.

Isabela Nocera Santiago, proprietária da Bela Pet, iniciou seus serviços de banho e tosa em uma chácara da família há um ano e meio. Agora, com espaço próprio, ela expande seus negócios, oferecendo também petiscos e produtos para pets.

Segundo Ritiely Henrique, empresário que está no ramo há dez anos e começou com banho e tosa e hoje também ministra cursos sobre o serviço, o segmento pet tende a crescer vez mais. “É uma área com grandes oportunidades de negócio e o crescimento só aumenta. Tenho uma demanda muito boa no meu pet. Hoje, não tenho loja, somente banho e tosa e uma escola de cursos sobre a área”, finalizou.

“Em resumo, a combinação de fatores socioeconômicos e mudanças comportamentais transformou o setor pet em um dos mais dinâmicos da economia brasileira. Podemos destacar cinco fatores para tal crescimento: humanização dos pets, aumento da renda, envelhecimento da população, urbanização e a pandemia, que intensificou o vínculo entre pessoas e pets”, diz o consultor de negócios do Sebrae-SP Jorge Zanetti.

 

Mercado Pet no Estado

Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae-SP, pequenos negócios do mercado pet no Estado de São Paulo tiveram um crescimento médio anual de 17% ao ano, entre 2018 e 2023. Em 2018 havia 29.062 pequenos negócios no mercado pet. Em 2023, eram 64.109 pequenos negócios.

Entre os consumidores que compram de pequenos empreendedores, 67% compram produtos para pets entre 15 e 30 dias, sendo 32% quinzenalmente e 35% mensalmente. Já quanto à forma da compra, 51% realizam as compras presencialmente e 31% compram a maior parte presencialmente e um pouco pela internet.

Com relação ao gasto, 51% dos consumidores em pequenos negócios gastam entre R$ 101 e R$ 300 por mês. Os principais itens adquiridos pelo consumidor em pequenos negócios são: alimentação (96%), saúde (71%) e higiene (54%).

 

Veja na tabela os dados por cidade:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Sebrae Franca  Foto: Imagem Freepik

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