O núcleo Empreender Social criado pelo Programa Empreender da ACIF em abril deste ano e que integra 28 instituições assistenciais de Franca vai dar mais um passo importante a partir de janeiro de 2017: o lançamento do projeto social “Vírgula”, que consiste em arrecadar nos estabelecimentos comerciais o troco de até R$ 1.
Com as micro doações da própria comunidade vários projetos poderão ser colocados em prática nas áreas de educação, saúde, bem-estar, cultura, esporte, entre outros. O grupo busca empresas que queiram ser parceiras, sem custo algum, para aceitar as doações e, em troca, vão poder proporcionar mais qualidade de vida aos seus trabalhadores através de projetos pontuais.
Emília Lemos de Vasconcelos, presidente do IES (Instituto de Educação e Elevação Social), responsável pela criação do Núcleo de Instituições Assistenciais e pelo “Projeto Vírgula” afirma que o mesmo é inspirado no projeto mundial do Unicef e baseado no Mova (Movimento em prol do Arredondamento de Contas).
“A maioria das instituições brasileiras sobrevive unicamente por meio de recursos governamentais, repassados através de convênios e de eventos. Com as novas mudanças na legislação, esses repasses vêm sofrendo mudanças, por isso sabe-se que um grande período de adaptações bruscas está por vir”, avalia Emília.
De acordo com a presidente do IES, as entidades precisam se adaptar a novas formas para não fechar as portas por falta de recursos. “Crianças, idosos e jovens estão ficando sem receber benefícios sociais, que são seus direitos, por falta de uma mobilização social efetiva. O ‘Vírgula’ foi criado para ser um instrumento de mudança e podemos nos mobilizar para que nossas instituições possam fazer o seu papel, com o apoio e financiamento da comunidade onde elas estão inseridas”, afirma Emília.
CAPACITAÇÃO
O Núcleo Empreender Social foi criado com o objetivo inicial de organizar e capacitar as organizações, por meio de seus estatutos e documentos, para se adequarem à Lei 13.019/2014, referente ao NMROSCs (Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), que entrará em vigor no âmbito municipal a partir de janeiro de 2017.
O curso começou com 40 instituições, ficando apenas 28 nesta reta final (veja a relação no quadro). Nos últimos oito meses elas foram preparadas para receber os recursos do “Projeto Vírgula”, passando por várias etapas de capacitação (adequação documental, contabilidade, gestão estratégica e desenvolvimento institucional), com reuniões quinzenais na ACIF e uma avaliação final em dezembro para mostrar as suas aptidões no planejamento proposto. Estas entidades também receberão um “selo social”.
Segundo Emília, futuramente o “Vírgula” será estendido regionalmente. Outras instituições que desejam participar terão que concluir esse mesmo curso de capacitação.
DOAÇÕES
O projeto social “Vírgula” tem esse nome porque a ideia é receber micro doação dos centavos que estão após a vírgula e que servem como troco durante as compras. Por isso a arrecadação sugerida é de até R$ 1. As doações poderão ser feitas em moedas, dinheiro, cartão de débito e crédito, boleto e pagamento mensal.
Segundo Emília, o grande diferencial dessa forma de arrecadação diante das outras captações, é que ela se ajusta a todos os níveis de renda. “Desde as pessoas das classes baixas até as mais poderosas financeiramente podem contribuir para o levantamento de recursos. Muitas vezes o troco não faz diferença no bolso, mas aplicado em projetos sociais revoluciona as comunidades”, ressalta.
Qualquer empresa pode ser parceira do projeto. E o melhor, não há custo algum. Basta disponibilizar a urna para depósito das doações e sensibilizar os clientes. Além disso, como forma de retribuição e incentivo, o “Vírgula” vai desenvolver atividades de cultura, lazer, esporte e qualidade de vida voltadas aos trabalhadores dos empresários parceiros.
As doações serão enviadas diretamente a um fundo, através de uma conta bancária em nome da ACIF. Para receber a verba, as 28 entidades terão que enviar projetos para um Conselho Deliberativo - que está sendo formado por pessoas da sociedade, do governo e formadores de opinião. Elas também estão criando um regimento interno para fiscalizar e distribuir a renda.
Emília explica que os documentos apresentados pela instituição serão avaliados pelo Conselho que dará o aval para a liberação da verba e execução do projeto social. “Vai ser uma forma de sustentabilidade das instituições fora da verba governamental. Essa é a democratização da responsabilidade social, ou seja, qualquer pessoa pode doar e contribuir para o desenvolvimento de projetos em prol da própria comunidade francana”, avalia Emília.
Empresários com interesse em participar do “Projeto Vírgula” podem entrar em contato com a agente do Empreender da ACIF Susana Rodrigues pelo telefone (16) 3711-1765.
Entidades que integram o Núcleo Empreender Social
Amarja (Recanto Janaína)
Amor Exigente
Apada (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Franca)
APD (Associação Paulo Duarte)
Apoiar
Associação do Sagrado Coração de Jesus
Bom Samaritano
Caminhar (Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral)
Cantinho Amor e Caridade
Casa da Sopa de Restinga
Casa de acolhida
Casa de apoio Iansa
Centro Voluntariado Saúde Franca
Cisu (Instituto para a Cidadania Sustentável)
Confraria Cult
Cooperativa de recicláveis
DCNOVI (Desafio Cristão Nova Vida)
Esac (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca)
Instituto Arte e Vida
Lar São Vicente
Lasep (Liga de Assistência Social e Educação Popular)
Lieb (Lar de Idosos Eurípedes Barsanulfo)
Lions C.F. Sobral
ONG Franca Viva
Narefa (Núcleo de Apoio e Revalorização da Família)
Pestalozzi
Proreavi (Projeto de Restauração de Vida)
Santa Casa
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia