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No marketing, ferramentas digitais geram conexões mais assertivas

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Notícias 24 Mai, 2019
Ferramentas inéditas vieram para mudar esse cenário e hoje é possível alcançar positivamente quem é considerado o real receptor da mensagem que se deseja transmitir.

No mundo fora do marketing digital era mais difícil saber com quem uma instituição realmente “conversava”. Isso porque, além de atingir seu público-alvo, elas também impactavam os não alvos de maneira indireta. Ferramentas inéditas vieram para mudar esse cenário e hoje é possível alcançar positivamente quem é considerado o real receptor da mensagem que se deseja transmitir.

Mas esse novo cenário vai além da aproximação entre empresa e público. Agora existem mecanismos que garantem o contato direto com as pessoas certas. Sim, aquelas que querem ser atingidas e realmente precisam receber informações do produto oferecido naquele momento.

E as responsáveis por gerar essas conexões mais assertivas são as ferramentas do marketing digital. Saiba quais são e as suas relevâncias:

Redes sociais

Sem dúvidas uma parcela do seu público está nas redes sociais. Por isso é importante que a empresa conte com esse artifício em seu plano de marketing. Antes, aliás, vale analisar a persona e o público-alvo e entender quais plataformas mais se identificam com sua estratégia seus objetivos.

E-mail marketing

Essa ferramenta é essencial para conquistar clientes. É ainda um dos meios mais eficazes para potencializar conversão se seguindo um modelo de funil de vendas. É importante dividir a lista de contatos baseando-se em critérios, como interesses ou perfil (para desenvolver uma comunicação distinta para cada segmento). Elaborar um layout que se encaixe na identidade da marca e trazer ofertas interessantes também entra na lista de relevâncias.

Links patrocinados

O Google processa cerca de 40 mil buscas por segundo. A empresa pode ter toda essa exposição ao alcance do negócio ao anunciar na página de resultados. Esse é o objetivo do Google AdWords, plataforma de links patrocinados do buscador. Nele, é possível escolher as palavras de buscas que gostaria de inserir anúncios e somente é pago quando o público realmente interagir.

Rede de display do Google

Esse sistema de publicidade é atrelado ao Google Ads e permite mostrar conteúdo em uma série de páginas parceiras — o que inclui a maioria dos sites da Internet. Ao elaborar a campanha, o próprio algoritmo exibe o anúncio para o público certo, não importa onde ele esteja.

Inbound marketing

O inbound marketing é um conjunto de estratégias para educar a audiência de forma contínua, até que ela fique pronta para consumir. Ele não vai atrás do seu público-alvo. Em vez disso, utiliza conteúdo de qualidade para atrair essas pessoas e se estabelece como uma autoridade no meio de atuação de uma empresa. Dessa forma, é um caminho de como conquistar clientes usando ofertas pensadas para cada perfil e um planejamento.

Marketing de conteúdo

Para impactar a audiência de uma empresa de forma competente, é preciso oferecer um conteúdo relevante que mereça receber engajamento. Isso significa que está na hora de implementar o marketing de conteúdo. Para isso, é preciso analisar quais as principais necessidades do público e elaborar uma lista de possíveis pautas para explorar. Aqui são válidos os posts informativos, capazes de cativar o público com dados que ele está procurando.

Vídeos

O formato audiovisual proporciona um consumo fácil por parte do público. Além disso, pode ser um mecanismo bastante eficiente para divulgar uma marca e reter clientes. Ele pode ser utilizado em redes sociais e diferentes canais de comunicação. A ferramenta funciona como uma forma de engajar melhor o público, cativá-lo de maneira pessoal e entregar o conteúdo por uma fácil assimilação. Dá para mostrar entrevistas e tutoriais, incluindo assuntos complexos e o que mais se encaixar na estratégia da empresa.

Marketing local

O marketing local leva em consideração a geolocalização do usuário. Assim, oferece uma publicidade direcionada, voltada para aquele ponto determinado. É mais indicado a estabelecimentos físicos, como lojas, restaurantes, academias, entre outros.

Influenciadores digitais

A publicidade online não se faz apenas com a ajuda de anúncios bem direcionados. Ações estratégicas capazes de entregar resultados de qualidade superior ao convencional são bem-vindas. Esse é o caso dos influenciadores digitais: personalidades de múltiplas áreas que direcionam um público grande para os produtos de uma empresa.

Mobile first

Os dispositivos móveis são responsáveis pela maioria dos acessos à internet no Brasil. Consequentemente, podem trazer uma série de oportunidades bastante valiosas para uma empresa. Vale a pena pensar na força que um SMS possui ao chamar a atenção do público.

Análise de resultados

Esse não é um canal de marketing digital, mas é essencial para potencializar os retornos e garantir o sucesso de campanhas. Para isso, é necessário ter o hábito de mensurar os resultados das campanhas a fim de ter certeza de dois pontos bem importantes: o que deu certo e o que precisa de ajustes.

Resumindo: as ferramentas digitais são de extrema importância para a comunicação de uma empresa. Sem esse recurso se torna difícil estabelecer metas e entender a evolução e desempenho de campanhas e ações online. Por isso, use e abuse dessas soluções da melhor forma.

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