Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, os núcleos do Programa Empreender da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) precisaram rever seus planejamentos anuais. Antes individuais, os planejamentos agora precisaram ser coletivos e considerar a retomada econômica do comércio. Com isso, os gestores dos núcleos se uniram e criaram o ‘Momento Empreender’ com o objetivo de fomentar negócios, criar estratégias de marketing, desenvolver e fortalecer as lideranças, compartilhar e criar experiências, integrar e capacitar as pessoas e promover network.
Segundo o gestor Jaider Silva, uma das primeiras iniciativas foi a criação de um grupo de classificados no WhatsApp. A ideia é que os 250 empresários dos 16 núcleos existentes no Empreender da ACIF possam postar serviço ou produtos. “Esse grupo de classificados surgiu como uma forma de promover negócios entre os empresários”.
Outra ação foi a criação de um núcleo de coordenadores no intuito de estimular network e dar foco na Vitrine ACIF como estratégia de marketing. “Queremos fomentar a plataforma para que através dela os empresários também possam fazer novos negócios”, ressaltou Jaider.
Também faz parte das ações do ‘Momento Empreender’ a realização de uma palestra para as lideranças sobre missão, visão e valor, ministrada pelo palestrante empresarial Juscelino Neves e a promoção do curso de planejamento “Plano Rápido Pós Pandemia” pelo Sebrae-SP. “A ideia do programa é auxiliar o empresário a se preparar para o pós-pandemia em 20 dias, apresentando ferramentas de análise, execução e avaliação”.
O ‘Momento Empreender’ planeja ainda a realização de encontros semanais, estilo rodada de negócios, para que empresários possam apresentar seus cases de sucesso e trocar conhecimentos. “Vamos reunir de forma online 60 empresários por semana com acompanhamento de um gestor. Teremos a apresentação de um case e cada empresário terá um tempo de explanação”.
Polo de TI destina fundo de reserva para ação social
O Polo Francano de Tecnologia, integrante do Programa Empreender da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), resolveu reverter o saldo do fundo de reserva do grupo em prol dos mais necessitados. Acumulado ao longo dos últimos anos, mediante contribuições mensais, o montante de R$ 25,6 mil será destinado para a compra de cestas básicas que serão destinadas para entidades assistenciais da cidade.
A iniciativa em comum acordo com as 21 empresas participantes do núcleo ocorre com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Segundo a gestora do grupo, Naina Correia, o valor estava depositado em caixa para uso em treinamentos, ações de capacitação ou investimentos individuais. “O caixa vem sem acumulado desde o início do Polo de TI, porém todos os empresários concordaram retirar e fazer a ação social. Estamos fazendo o levantamento das instituições para na sequência encaminhar as doações”.
O fundo de reserva foi acumulado graças a uma mensalidade paga, entre R$ 50 e R$ 250, conforme a quantidade de funcionários da empresa.
Empreender promove intercâmbios online para troca de experiências
A pandemia do novo coronavírus tem feito com que muitos planejamentos estratégicos sejam repensados e novas ações programadas. Com o Programa Empreender da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) não foi diferente. Com as missões empresariais presenciais suspensas, a busca por conhecimento e troca de experiência precisou ser readequada para o formato online. Dessa forma, surgiu a ideia de realizar intercâmbios virtuais com outras associações comerciais com o objetivo de um grupo servir de inspiração para outro e vice-versa.
A primeira experiência foi com a ACIP/CDL de Patrocínio de Minas. Na ocasião, o Núcleo de Tecnologia daquela entidade interagiu com o Polo Francano de Tecnologia. “Falamos de ações do polo como o Tec Day, o Bate Papo Empresarial, a adaptação para o formato home office e a disponibilidade do Polo para ajudar os associados se adequarem de forma gratuita. Também abordamos ações da ACIF no período de pandemia como a Vitrine e a Mentoria e os critérios de participação nos núcleos”, disse a gestora Naina Correia. Em contrapartida, a entidade mineira falou da assessoria gratuita que tem oferecido para as escolas estaduais da cidade, com o intuito de ajudá-las a utilizar as ferramentas online para o novo formato de aulas.
Outra experiência de intercâmbio foi com a ACIL de Lages, Santa Catarina. A entidade tem 80 anos de história, 20 anos de Programa Empreender e 18 núcleos ativos. “Eles nos falaram de ações que fizeram no período de pandemia e que os núcleos se ajudaram muito nesse período, um prestando assessoria para o outro, por meio de lives”.
Segundo Naina, a iniciativa contribuiu para ajudar os empresários do Empreender em Franca a entenderem que as dificuldades são as mesmas e que uma ideia de um grupo pode servir de inspiração para o outro. “Tem sido uma experiência muito válida, tanto que vamos agendar com outros núcleos. Com essas trocas vemos que todos sofreram com a crise repentina e sem precedentes, mas como empreendedores, novamente aprenderem a se reinventar”.
Núcleo de Hamburgueria retoma curso de gestão financeira
Rentabilidade e lucratividade, conceitos e classificação de custos e despesas, negociação de preços, estoques e informações para tomada de decisões. Esses são alguns dos conteúdos do curso de gestão financeira que foi retomado pelo Núcleo de Hamburguerias do Empreender. A capacitação havia começado em fevereiro com previsão de conclusão em três meses, mas precisou ser suspensa com o início da quarentena e só retornou no mês passado.
“Com a necessidade de abaixar os custos durante a pandemia do novo coronavírus, os empresários viram a necessidade de retomar o custo, porém de maneira online”, disse o gestor do núcleo, Fabiano Freiria.
As aulas são semanais, ministradas pelo consultor financeiro José Francisco Ranhel Ribeiro e tem a participação de dez empresários. “A base de toda empresa começa com departamento contábil e financeiro alinhado, por isso foi identificado a necessidade de fazer o curso para analisar melhor os índices financeiros e contábeis. Assim o empresário tem mais informações do seu negócio para a tomada de decisões”, explicou Freiria.
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