O regime tributário brasileiro pode ser desafiador. São tantas minúcias e particularidades que é difícil prosperar sem adotar um sistema eficiente de gestão. Mas muitas pequenas e médias empresas continuam utilizando modelos pouco eficazes de controle interno, externo e contábil, apoiando-se em planilhas e sistemas distintos, que muitas vezes obrigam colaboradores de diferentes áreas a redigitar as mesmas informações.
Era nesse modelo que a Yassaka Educação para Resultados operava. Mas a empresa, fundada em 2000 com foco em treinamento, consultoria de vendas e fidelização de clientes, experimentou um crescimento atípico diante do atual momento de crise. E se viu obrigada a repensar processos. “A Yassaka começou com dois sócios e quatro funcionários. Naquela época, a contabilidade interna era feita pela minha mãe. A empresa cresceu e nossas demandas aumentaram. E esse volume de planilhas com controle de reembolso, nota
fiscal e impostos acabou complicando nossa vida”, conta o CEO Kasuo Yassaka.
Atualmente com 53 colaboradores, dos quais 11 são educadores que viajam constantemente pelo Brasil, a Yassaka havia chegado em um ponto crucial: as demandas de logística e tributação tinham peculiaridades em cada região onde seus profissionais
atuavam. Nesse momento, a Datanil Consultoria Contábil, responsável pela contabilidade
do negócio, sugeriu a adoção do sistema de gestão OMIE.
“Entendemos que as pequenas e médias empresas têm muitas dificuldades com seus processos e controles internos. Mas no momento em que enxergam esses desafios de gerenciamento como um caminho de melhoria global, não apenas econômico, elas buscam soluções”, explica Vanildo Veras, diretor de inteligência fiscal da Datanil e quem indicou o
sistema para o cliente. Com sua supervisão, a ferramenta criada pela OMIEXPERIENCE foi adaptada à realidade da Yassaka. Em poucos meses, a empresa já experimentava as vantagens que um sistema de gestão eficaz oferece. De forma ágil e intuitiva, o software muniu o departamento financeiro com facilitadores em CRM, emissão de notas, finanças e estoques, integrando todas as informações com a contabilidade de maneira simples.
“Hoje todos os nossos documentos são digitais - não existe mais uma entrega física de documentação.
O que otimiza o nosso tempo e o dos nossos clientes”, contextualiza Ralph Santos, analista financeiro da Yassaka. O ganho ocasionado pela melhoria dos processos internos, no caso da Yassaka, foi além do econômico. Hoje, em que tempo livre é um ativo escasso, o aumento de qualidade de vida proporcionado aos colaboradores pela simplificação da gestão aumentou a produtividade e competitividade da empresa.
“Agora temos um processo muito ágil. Antes, durante a semana de fechamento, saíamos
depois da meia-noite para apurar e analisar o faturamento. Agora saímos no horário normal,
produzimos bem e temos a sensação de dever cumprido”, encerra o analista financeiro.
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