O que você fazia quando tinha 10 anos? A mini empreendedora Mallu Ribeiro Dourado criou a própria loja de artigos artesanais feitos com miçanga. Inspirada na mãe, a empreendedora Wesllany Ribeiro, 30, a pequena é dona da Tika Pitika e encanta a todos por onde passa oferecendo seus produtos.
“A Mallu me acompanhava nas feiras de artesanato. Um dia, quando ela tinha apenas 6 anos, por iniciativa própria, perguntou se poderia me ajudar a vender meus produtos e ganhar uma comissão”, conta a mãe da pequena.
Aos poucos, segundo Wesllany, a menina foi vendo que seu charme atraia os clientes e gostou dos resultados. “Ela saia pela feira e voltava com os clientes. Muitos diziam que o sorriso dela e a conversa é que os convenciam”, diz a mãe.
A história de Mallu com as miçangas começou por acaso. Ao contrário de muitas crianças, a menina não gostava de usar acessórios como pulseiras e colares, mas se apaixonou à primeira vista quando teve a oportunidade de fazer uma pulseira.
“Estávamos visitando uns amigos e a filhinha deles tinha um destes kits de pulseiras e convidou a Mallu para brincar. Ela amou e em pouco tempo teve a ideia de vender as peças no condomínio onde morávamos”, conta a mãe.
No início, como lembra a mãe, os “nãos” na hora de vender chegaram a desanimar a menina. Porém, com incentivo dos pais, ela seguiu.
“Gostamos de reforçar que incentivamos a Mallu pelo dom natural dela de empreender, de interagir e estar com as pessoas. É uma forma leve de influenciar este dom, não pelo dinheiro, mas por ela realmente gostar desse movimento desde sempre”, afirma a mãe.
Com um sorriso enorme e conversa fácil, Mallu leva seus produtos para todos os lugares onde vai. Em uma pequena bolsinha, sempre cheia de opções para os clientes, ela faz vendas até em lugares inusitados. “Já fiz vendas no supermercado, posto de combustível, em festas e até no hospital, no dia que fui acompanhar meu pai que estava com dengue”, conta, feliz, a menina.
Sempre com o auxílio e acompanhamento de perto dos pais, Mallu oferece um amplo leque de produtos, tudo produção própria: pulseira, brinco, colar, chaveiro, prendedor de cabelo, pingente de celular e canetas.
O investimento inicial da pequena para começar a vender, segundo a mãe, foi de apenas R$ 50. Com o crescimento nas vendas, os pais sentiram a necessidade de ensinar educação financeira para a filha. Hoje, Mallu tem uma conta de investimentos onde é aplicada uma parte do que ela ganha.
Em sua página no Instagram @mallutikapitika, a menina, que conta com a ajuda da mãe, compartilha com seus seguidores o seu dia a dia, a confecção dos produtos, vendas e educação financeira, além das suas conquistas.
“Eu amo as vendas presenciais, gosto de olhar para as pessoas e conquistá-las com o meu sorriso, meu cuidado e carinho. De ver o que ela está usando, o que ela poderia gostar e oferecer o produto ideal. Sempre funciona”, diz, aos risos.
Ao Portal ACIF, a empreendedora mirim contou que se orgulha de estar seguindo os passos da mãe e das pequenas conquistas que são resultado do seu trabalho. “Fazemos questão de mostrar pra Mallu, mesmo com pouca idade, que é importante ter consciência do valor das coisas”, explica a mãe da menina. “Eu compro as coisas que gosto, como itens de papelaria, mas tudo dentro do orçamento estipulado pelos meus pais. Foi com o meu dinheiro que comprei os meus patins e foi a realização de um sonho. Uma sensação única”, completa Mallu.
Todos os produtos produzidos e vendidos pela Mallu podem ser conferidos diretamente no Instagram da loja @mallutikapitika.
Carolina Ribeiro/Portal ACIF Fotos: Wilker Maia/ACIF
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia