Não é novidade que o varejo digital é um mercado que está em constante expansão e cheio de oportunidades. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o faturamento das vendas no e-commerce chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% se comparado com o ano de 2018. E para surfar nessa onda, muitos empreendedores optam por investir no marketplace.
Hoje, o marketplace têm um papel fundamental e importante para os empreendedores. Devido ao alto número de tráfego dessa plataforma, o canal permite uma maior visibilidade para os produtos do lojista. Outra vantagem é o baixo investimento. Ou seja, só paga uma comissão ao marketplace sobre o que conseguir vender. Além disso, há a possibilidade de o lojista alcançar um mercado que, talvez sozinho, não conseguiria atual somente com um e-commerce próprio.
No mercado atual existem plataformas de integração que oferecem diversas ferramentas ao marketplace. Um dos benefícios é permitir que o seller integre o seu negócio a diversos canais de vendas e gerencie tudo em uma única plataforma — vendas, emissão de notas fiscais, logística, controle de estoque, entre outros.
Quando falamos sobre a logística dos e-commerces, ter um sistema de gestão integrado à operação é extremamente importante. Além de deixá-lo mais lucrativo, reduz o custo de envio nesse procedimento. E o lojista consegue gerir tudo em uma única plataforma, da emissão da etiqueta de transporte até o rastreio da mercadoria. Outro ponto é o controle de estoque. Quando rígido, ele evita perdas de vendas, seja por falta de produtos ou gastos desnecessários com materiais de pouca saída. Esse tipo de controle é fundamental para que seu negócio dê certo.
Os processos de picking (separação e preparação de pedidos) e packing (empacotamento, acomodação dos produtos e embalagem), por exemplo, são essenciais para o sucesso logístico do varejo digital. Ganhar agilidade na embalagem e ainda garantir que o produto chegará ao cliente são fatores muito importantes — e todo lojista deve prestar atenção para evitar dor de cabeça. Esses pontos mencionados ajudam a manter o cliente informado de todo o processo, o que é fundamental para transmitir segurança na entrega.
Empresas de plataformas ERP devem oferecer aos lojistas um serviço completo para facilitar suas vidas. Uma tendência identificada na logística é o fulfillment, por exemplo. E ela é recomendada principalmente para quem não tem espaço físico para acondicionar seu estoque — ou mesmo mão de obra para operar esse processo.
Investir em um e-commerce próprio ou em marketplace são iniciativas que vão trazer algo de positivo para seu empreendimento. Principalmente quando se trata de visibilidade da marca. Não se esqueça de pesquisar e apostar nas ferramentas de integração: elas farão total diferença na gestão da sua loja.
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