Se a sua marca está fazendo corretamente todos os passos para ser um e-commerce bem estruturado, acompanhando um planejamento de marketing digital bem feito, mas não está presente em nenhum marketplace, volte algumas casas e reveja a sua estratégia.
O marketplace é um ambiente de e-commerce que permite a pequenas e grandes empresas oferecerem lado a lado seus produtos em um canal online com credibilidade, alto tráfego de consumidores e governança.
O conjunto de ferramentas facilita a vida dos vendedores e promove quem tem boa performance – e não somente os maiores vendedores em volume de vendas – além de priorizar quem tem maior qualidade de atendimento ao cliente no pós-vendas.
Esse conjunto também amplia o mercado em potencial do empreendedor, atingindo uma massa de clientes muito relevante e que muitas vezes nem mesmo as grandes marcas com investimentos elevados em marketing são capazes de atingir.
Para que você possa entender a importância deste canal de vendas online para o e-commerce no Brasil, os principais marketplaces do país dominam as primeiras colocações do ranking “50 Maiores Empresas do E-Commerce Brasileiro”, divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em sua 4º edição.
O seguimento está tão aquecido que o Mercado Livre, líder no segmento de marketplaces na América Latina, anunciou que irá investir cerca de US$ 2 bilhões na operação do Brasil. O foco será em otimizar as áreas de logística (frete grátis e fulfillment), seu programa de fidelidade (Mercado Pontos) e iniciativas de Marketing e com o Mercado Pago – fintech do grupo.
Com isso, seu serviço de logística, como o Mercado Envios, que controla a entrega dos itens vendidos, a partir do centro de distribuição próprio, em Louveira (SP), com grande redução de custos para todas as partes, oferecerá uma experiência de compra superior para o consumidor, com os padrões de distribuição, embalagem, etiquetagem, rastreio, garantia de entrega e pós-venda por conta do Mercado Livre, para vendedores premium e produtos de alta performance em vendas.
Tomar a decisão de vender seus produtos nos marketplaces traz inúmeros benefícios. Além de ser um canal extra para a comercialização de seu estoque, ele aumenta a visibilidade da marca e a chance de conquistar (e fidelizar) novos clientes. Isso pois as melhores plataformas servem como porta de entrada e atraem grandes audiências, difíceis de serem alcançadas por empresas pequenas.
Isso consequentemente impulsiona as vendas e reduz os custos de publicidade, que não são baixos. Integrar sua empresa com marketplaces sólidos e conhecidos fortalece a confiança do consumidor e facilita a vida dele, pois permite concentrar todas as compras e pagamentos dele em um mesmo canal.
Outra vantagem dos marketplaces é a possibilidade de integrá-los com outros canais de venda, mantendo uma estratégia multichannel fluida e bem construída. Marketplaces como o Mercado Livre trabalham em parceria com empresas homologadas, que oferecem ferramentas para integração de seu ERP e e-commerce diretamente com o marketplace.
Com isso, mesmo quando fora do ambiente do marketplace, é possível manter a gestão de estoque, preços e promoções integrados, roteamento por centros de distribuição e monitoramento de divergência de preço, entre outras funcionalidades. A integração permite também visualizar e controlar dados estratégicos e de venda por um painel único.
Dessa forma, é possível que marcas de todos os portes usufruam os benefícios dos marketplaces sem perder o foco da gestão integrada de seu próprio negócio.
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