Banner

Leite Jussara completa 70 anos de história entre as 10 maiores do segmento, no Brasil

Foto
Notícias 11 Set, 2024
Marca surgiu em 1954, por iniciativa do médico Amélio Rosa Barbosa, para resolver questão de saúde pública, em Franca

O ano era 1954 e pacientes com problemas de saúde causados pelo consumo de leite cru eram atendidos, constantemente, pelo médico Amélio Rosa Barbosa, na Santa Casa da cidade de Franca (SP). Diante deste cenário, a preocupação com a Saúde Pública e o conhecimento adquirido durante seus anos de formação, no Rio de Janeiro, sobre os benefícios do alimento pasteurizado motivaram Amélio a reunir a família e membros das classes médica e dentista da cidade para criarem uma fábrica de processamento do leite, a Usina de Laticínios Jussara S.A.

A empresa, que começou em um espaço de 1000 m², processando menos de mil litros de leite ao dia, completou 70 anos de história em 18 de junho de 2024, figurando entre as 10 maiores marcas de laticínio do Brasil, com faturamento anual de R$ 1,6 bilhão.

“Hoje, empregamos 1200 pessoas e, ao longo desses 70 anos, já passaram pela empresa mais de 20 mil funcionários”, conta Laércio Barbosa, diretor comercial do Leite Jussara e um dos seis filhos de Amélio e dona Hilda Beatriz Barbosa, matriarca da família e presidente do grupo desde 1970, ano em que faleceu o fundador.

   

Ainda sobre as dimensões alcançadas pela Jussara, a marca processa, todos os dias, mais de 1,2 milhão de litros em um espaço de 50.000 m² construídos entre as unidades de Patrocínio Paulista (40.000 m²), em São Paulo, e Araxá (10.000 m²), Minas Gerais. Além dos mais de 20 produtos de marca própria, a Jussara também processa alimentos para marcas como a Danone, 3 Corações, Pão de Açúcar, Dia e Sam’s Club.

“Somos uma empresa de 70 anos e o nosso legado é o empreendedorismo, trabalho, uma história de muita dedicação e inovação. Temos uma preocupação muito grande em perenizar o nosso negócio e estamos preparando a 3ª geração, que está começando a dar os primeiros passos dentro da empresa”, diz Laércio, que está à frente da empresa ao lado dos irmãos Odorico Alexandre Barbosa, Eduardo Barbosa e Amélio Rosa Barbosa Filho.  “A gente também presa muito por participar da vida institucional das entidades. Somos associados à ACIF há mais de 20 anos”, conta ele, que é membro do Conselho Deliberativo da Associação do Comércio e Indústria de Franca.

A história de sucesso da Jussara também teve percalços. Em seus primeiros anos, Laércio conta que o pioneirismo da marca foi utilizado para gerar pânico na população.

“Quando a Jussara surgiu, por ser algo muito novo e diferente da comercialização tradicional do leite cru - em latões e canequinhas, nas carrocinhas -, houve uma disputa política na cidade... Era ano de eleição e um candidato da época usou isso na campanha, dizendo que a aceitação dessa tecnologia (pasteurização) e a migração para ela causaria desemprego na cidade. Estimulada pelo candidato da época, houve uma manifestação contra a empresa. A situação foi ganhando corpo e acabou em violência. Uma multidão, cerca de 4 mil pessoas, invadiu a fábrica, depredou a empresa. Meu pai precisou chamar a polícia e defender a Jussara”, lembra.

Por que “Jussara”?

O nome surgiu em uma reunião entre os fundadores. Era consenso que queriam um nome feminino para a marca e muitas opções foram aventadas. Jussara, porém, ganhou a simpatia do grupo por dois motivos: na época, Jussara Marques era a missa Brasil que havia sustentado o título por 5 anos, até a eleição de Martha Rocha. Além disso, o nome de origem indígena era remetido a uma palmeira, sinônimo de força e resiliência.

Inovação

A Jussara é conhecida por investir em tecnologia de última geração e por seu rigoroso controle de qualidade de produção. Ao longo dos anos, esteve na vanguarda de atualização de processos, tendo sido uma das primeiras empresas do estado de São Paulo a produzir leite pasteurizado, em 1955. Em 1970, seu leite foi um dos primeiros a ser distribuído em saquinhos; em 1993, a Jussara estava, novamente, entre os líderes com a embalagem cartonada.

   

A partir de 1996, investiu no leite longa vida. Em 1998, inaugurava uma das mais modernas plantas industriais da América Latina, em Patrocínio Paulista. Em 2015, levou ao mercado a linha Jussara MAX, de leite longa vida, acondicionado em garrafas plásticas. A nova linha de produção apresenta uma das mais modernas tecnologias de envase da América Latina para garrafas PET.

“A Jussara é uma empresa reconhecida nacionalmente. Fora nossos produtos, em termos de tecnologia, somos uma das mais modernas do país. A gente recebe missões internacionais de várias empresas e temos parceiros multinacionais, que nos procuram para produzir para eles”, diz Laércio.

   

Comemorações

Para celebrar suas sete décadas de trabalho, a Jussara tem realizado atividades junto a seus colaboradores, parceiros e consumidores, como: plantio de árvores no Jardim Noêmia em ação do grupo Mulheres do Brasil; jantar de celebração; lançamento de um livro histórico e embalagens comemorativas, distribuídas pelos supermercados de todo o estado de São Paulo.

Jussara possui em seu portfólio mais de 20 produtos e lançou, recentemente, bebidas vegetais a base de soja, aveia e amêndoas.

   

 

 

 

Tarissa Esteves/Portal ACIF   Fotos: Wilker Maia/ACIF

 

jussara, 70anosjussara, aniversario, celebracao, laticiniosjussara, empreendedorismo, associadodestaque, ACIF
LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia