Banner

Instituto Sabin mantém Ludoteca em Franca

Foto
Notícias 23 Dez, 2019
Espaço é voltado para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência

ACIF em Revista - edição 276 - Dezembro

 

O número de jovens que sofrem maus tratos e violência sexual praticados por parentes ou pessoas próximas da família é alarmante e tem acontecido cada vez mais.  Para ajudar a mudar esse quadro e amenizar a dor de crianças e adolescentes em seus relatos, desde setembro o Instituto Sabin, pertencente ao Grupo Sabin de Análises Clínicas, mantém a Ludoteca em Franca. No espaço, que está dentro do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) as vítimas podem ser ouvidas e recebem acompanhamento psicológico. O Creas atende cerca de 150 casos de crianças e adolescentes por ano, dentre todas as violações.

“O projeto Ludoteca consiste na implementação, através do Instituto Sabin, de um espaço lúdico voltado para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, dentre outras. O objetivo é proporcionar uma melhoria nos atendimentos da rede pública para crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência”, afirma Roberta Pucci, coordenadora do Creas.

 

 

O Instituto Sabin equipou o espaço com jogos, livros e bonecos anatomicamente sexuados que auxiliam meninos e meninas a contarem o trauma sofrido e também ofereceu capacitação aos profissionais do Creas como psicólogos, assistentes sociais e educadores, que são os responsáveis por realizarem o atendimento humanizado e protetivo. Ainda possui um conjunto de jogos e recursos pedagógicos e lúdicos voltados a potencializar o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Todos esses recursos lúdicos e pedagógicos ajudam as vítimas a expressar sua visão e a interpretar o que lhes teria acontecido. Uma equipe de profissionais especializados (psicólogos, assistentes sociais) incentiva o manuseio dos objetos, de tal maneira que a vítima seja estimulada a desabafar e a contar o que passou.

Para o gerente executivo do Instituto Sabin, o projeto vem contribuindo para tornar o ambiente e atendimento às vítimas mais humanizado. “As Ludotecas podem ser consideradas pioneiras no Brasil quando o assunto é humanização do atendimento de vítimas de violência, em especial de crianças e adolescentes. O projeto está totalmente alinhado ao conceito da Lei 13.431/2017, que define os parâmetros do atendimento integral de jovens em situação de violência”

 

 Leia a revista completa: https://bit.ly/2E2pxmA 

Texto: Ana Luiza Silva

Fotos: Ednei Campos

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia