A Etec (Escola Técnica Estadual) "Dr. Júlio Cardoso", ou simplesmente Industrial, completou 100 anos nessa quinta-feira, 25 de abril. E, para celebrar a data, a instituição preparou uma série de atividades com a presença de alunos e ex-alunos.
Pela manhã, os alunos, ex-alunos e professores participaram de uma solenidade com a presença do Tiro de Guerra. Já no período da tarde, foi a vez de realizar o abraço coletivo na escola. E a noite, para completar a festa, foi aberta a Cápsula do Tempo, enterrada em 2012, quando a escola completou 88 anos. Lá, estavam enterradas aproximadamente 800 cartas escritas por alunos da época.
As comemorações contaram ainda com um bate-papo com ex-alunos, um sarau com o poeta e ex-professor Carlos Assumpção, apresentação de um curta metragem contando a história da escola e o sarau ‘Um século de história’, que teve a participação de ex-alunos, ex-professores e professores.
Cápsula do Tempo
Estudantes do 1º ano do Ensino Médio em 2012, as amigas Adrieli, Bruna, Nicoli, Mariana e Amanda depositaram cartas na Cápsula do Tempo que celebrou, naquela ocasião, os 88 anos da Industrial. Nessa quinta-feira, 25, elas se reencontraram com a expectativa de recordar o que escreveram.
“A ideia era escrever uma carta para você no futuro. As expectativas, os sonhos, o que você acreditava que estaria acontecendo em 12 anos. Estou emocionada com esse momento”, disse Adrieli.
No pátio da Etec, dezenas de ex-alunos se reuniram para resgatar suas cartas e relembrar seus sonhos. Sorrisos, lágrimas, abraços e muita emoção deram o tom do momento que, para muitos, foi um reencontro com o passado. Em grupos – as cartas foram separadas por séries e turmas – um a um, eles abriram as mensagens.
“Foi um momento de muita emoção... Reencontrar os amigos da escola, recordar o que eu esperava do meu futuro e o que realmente se concretizou. É engraçado, por que muita coisa está diferente, tenho uma família agora, sou outra pessoa. Mas muito feliz”, disse Bárbara.
“Reencontrei amigos que não via há muito tempo e ainda reencontrei o ‘eu’ lá do passado. Foi um misto de emoções, muito gostoso”, disse Marcelo, que em 2012 cursava o 2º ano. Além da carta, ele guardou fotografias da época.
Os alunos que depositaram suas cartas na cápsula e ainda não conseguiram recolher, poderão entrar em contato com a escola e retirá-las no Centro de Memória da Industrial.
Uma nova cápsula, com quase 1 mil cartas, foi enterrada na Etec e será aberta em 2034, quando a escola completará 110 anos de fundação.
100 anos da Industrial
A escola Dr. Júlio Cardoso foi fundada em 1924 como um estabelecimento masculino de educação, com cursos de mecânica de máquinas e marcenaria. A partir de 1927, o colégio começou a receber alunas, após a implantação dos cursos: corte e costura, rendas e bordados, flores e chapéus, roupas brancas e pintura e decoração.
A Escola passou por várias mudanças de denominação, mas sempre preservou o nome do patrono Júlio Cardoso, um dos responsáveis pela implantação da escola na cidade de Franca. Em 1994, a instituição foi incorporada ao Centro Paula Souza.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia