Banner

Impactos do design para a eficiência empresarial

Foto
Notícias 17 Jul, 2018
Design é indispensável para a definição de estratégias de marketing empresarial

Após a Grande Depressão de 1929 – considerado o pior e mais longo período de recessão econômica do Século XX, que destruiu a economia dos Estados Unidos e depois se espalhou pelo mundo –, o governo norte-americano decidiu fazer de tudo para aumentar o consumo de produtos e, assim, estimular a economia. Foi então que entrou em cena a figura do designer, um profissional indispensável na criação de produtos com forma e aparência na medida certa, para atrair público e incentivar o consumo.

Evoluindo ao longo dos tempos, e se adaptando às exigências do mercado, o designer de produtos tornou-se indispensável às estratégias de marketing empresarial. A analista do Sebrae Minas Daniela Toccafondo lembra que esse profissional é fundamental no mundo dos negócios, em que a competitividade acirrada fez com que os produtos, além da qualidade, se tornassem também atrativos por sua aparência. “O mundo ficou mais competitivo e as estratégias de design são cada vez mais importantes no processo de definição de compras dos clientes”, destaca.

O design tornou-se peça tão fundamental na engrenagem econômica que, não raro, é o único elemento capaz de diferenciar a mercadoria, por meio de estratégias minuciosas de marketing. Nesse processo, o tripé marca-produto-ponto de venda, se bem implantado, será meio caminho andado para o bom desempenho comercial de uma empresa. “Esse tripé, funcionando de forma integrada e articulada, vai evidenciar e reforçar qualquer marca”, diz Daniela.

Os investimentos em branding (gestão da marca), na reputação do produto e em um plano tático de comunicação são a base desse tripé. Desse modo, haverá uma natural valorização e acurada percepção da marca pelos clientes”, explica a analista. Vale lembrar, no entanto, que a execução desse processo na empresa pode ser bem dispendiosa. “Sim, pode ser, mas o custo com designer de produto costuma dar retorno imediato”.

Investimento com retorno garantido

Confira o resultado da pesquisa realizada pelo British Design Council, da Inglaterra, sobre como o design, a inovação e a criatividade contribuíram para o crescimento de empresas de vários portes e segmentos.

Melhor imagem da empresa – 50%

Aumento dos lucros – 48%

Aumento do emprego – 46%

Melhor comunicação com clientes – 45%

Melhor qualidade de serviços/produtos – 44%

Aumento de participação no mercado – 40%

Desenvolvimento de novos produtos – 40%

Melhor comunicação interna – 28%

Redução de custos – 25%

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia