Banner

Governo de SP divulga novas diretrizes para enfrentamento da piora da qualidade do ar

Foto
Notícias 11 Set, 2024
Entre as medidas anunciadas, estão orientação de aumento na ingestão de líquidos e suspensão temporária das autorizações de queima no estado

Diante do cenário de tempo seco, ocorrência de incêndios e piora na qualidade do ar, o Governo de São Paulo divulgou novas orientações em saúde e diretrizes para todo o Estado.

A principal recomendação em saúde é que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e aumentem a ingestão de água. Entre as medidas anunciadas, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) suspendeu temporariamente as autorizações de queima no estado para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo. As duas únicas exceções são para a implantação de aceiros que evitem a propagação do fogo; e para casos de finalidade fitossanitária solicitados diretamente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Segundo o Mapa de Risco de Incêndio do Estado, há nível de emergência para queimadas em quase todo o território paulista até o próximo sábado, 14. O gabinete de crise montado pela gestão estadual no Centro de Gerenciamento de Emergências na Defesa Civil segue mobilizado no monitoramento e coordenação das ações de prevenção e combate aos incêndios.

Diante desse cenário, as secretarias de Estado da Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a Cetesb e a Defesa Civil apontaram que a piora na qualidade do ar ocasionada pelas queimadas é agravada pela atuação de uma massa de ar quente, seco e estável, aliada à ausência de chuvas, o que dificulta a dispersão dos poluentes.

As pastas seguem monitorando e atuando no combate aos focos de incêndio, medindo a qualidade do ar e avaliando os eventuais riscos à saúde. Todas as recomendações serão compartilhadas com os municípios paulistas.

Qualidade do ar

A Cetesb conta com uma rede de monitoramento de qualidade do ar composta por 85 estações, sendo 63 automáticas e 22 manuais, distribuídas no território paulista. O monitoramento segue os métodos de medição adotados internacionalmente.

Nos últimos dias foram observados, de forma abrangente, um número elevado de estações com qualidade do ar classificada como “Muito Ruim” e “Ruim” em decorrência de altas concentrações de partículas inaláveis finas (poeira, fuligem e fumaça que ficam suspensas na atmosfera em função do seu pequeno tamanho).

Essa situação é influenciada pelos diversos focos de incêndios no estado, agravada pelas condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos poluentes com atmosfera estável, pouca ventilação e ausência de chuvas.

Recomendações em saúde à população

• A principal recomendação, neste momento, é de que pessoas evitem atividades físicas ao ar livre;

• É recomendado aumentar o consumo de água e líquidos para manter a hidratação do organismo e das vias aéreas;

• Para quem estiver dentro de casa, a orientação é que mantenham portas e janelas fechadas, para reduzir a entrada de partículas de fora para dentro das residências;
• Em regiões de queimadas, como proteção adicional, a sugestão é de, quando sair de casa, utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem reduzir a inalação de partículas se usadas corretamente.

Grupos de risco

Crianças menores de cinco anos, idosos e gestantes devem ter atenção redobrada às recomendações acima, assim como pessoas com comorbidades, as quais devem buscar atendimento médico imediatamente na ocorrência de sintomas respiratórios.

Franca

De acordo com o Climatempo, não há previsão de chuva para Franca nos próximos dias. A temperatura deve seguir alta, chegando até 36º C. Seguindo a mesma tendência dos últimos dias a umidade do ar também permanecerá abaixo do índice ideal.

A previsão aponta o retorno de chuvas para a cidade apenas no dia 22, domingo, quando pancadas de chuva devem cair em Franca no período da noite. Apesar disso, o volume previsto ainda é pequeno e os termômetros permanecerão marcando índices acima do 35ºC.

 

 

Agência SP   Foto: Imagem Freepik

qualidadedoar, bemestar, saude, orientacoes, temperatura
LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

Somos feitos de pessoas!

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia