Banner

Glossário do Empreendedor: o que é transmídia?

Foto
Notícias 09 Jun, 2016
Termo usado no universo de comunicação, transmídia é processo de contar a história de uma marca explorando diferentes meios para cativar o consumidor

Termo usado no universo de comunicação, transmídia é processo de contar a história de uma marca explorando diferentes meios para cativar o consumidor

A contação de histórias é uma das mais antigas artes desenvolvidas pelo ser humano. Antes do advento da escrita, o contador de história era reconhecido por sua experiência e sabedoria – e detinha grande importância social por transmitir o conhecimento por meio da fala. 

Com a escrita, as histórias se materializaram em suportes físicos. Se, por um lado, o texto escrito poderia ser mais bem elaborado e multiplicado para ter maior alcance, a prática de contar história oralmente mantinha o ato performático, em que se estabelecia a troca de experiências e bagagem cultural em tempo real entre o contador e o ouvinte.  

"Uma narrativa pode se desenvolver em diferentes meios, sendo que cada meio tem potencialidades diferentes que influenciam de maneira distinta a percepção do receptor", afirma Wilson Bekesas, doutor em Comunicação e Semiótica e professor da Escola Superior de Marketing e Propaganda. 

Quase seis mil anos após a criação da escrita, as marcas também passaram a fazer história – e nos últimos anos começaram a conta-las em diferentes mídias. A ideia de convergência de mídias está por trás do conceito de transmídia. 

No universo das marcas, transmídia é o processo de comunicação em que uma narrativa contínua é transmitida em diferentes capítulos por distintos meios para que a história da marca envolva e cative o consumidor.  

ORIGEM DA EXPRESSÃO

O termo transmídia foi cunhado pelo estudioso da comunicação americano Henry Jenkins, autor do livro Convergence Culture (Cultura da Convergência), publicado em 2006.

BEKESAS: MARCAS PRECISAM CONTAR BOAS HISTÓRIAS/DIVULGAÇÃO
 

No ano seguinte, Jenkis escreveu um artigo em seu blog que tratava de Transmedia Storytelling, “um processo onde elementos de uma narrativa se dispersam em múltiplos canais com a finalidade de criar uma experiência de entretenimento unificada e coordenada.”

No artigo, Jenkins cita a franquia Matrix, que possuía na época três filmes, uma série de curtas de animação, duas histórias em quadrinhos e vários jogos de videogame.

No caso de Matrix, não havia uma única fonte em que o consumidor poderia colher todas as informações sobre a narrativa – no entanto, cada mídia trazia capítulos autossuficientes que permitiam ao consumidor compreender a narrativa.  

BENEFÍCIO DA COMUNICAÇÃO TRANSMÍDIA 

As marcas podem usar narrativas transmídia para expressar o seu posicionamento ao mercado, reforçar seus valores e suas características e criar laços e relacionamento com os consumidores. 

Uma narrativa transmídia oferece a possibilidade de comunicar diferentes mensagens baseadas nas preferências e hábitos de consumo do público-alvo em cada mídia. 

O Itaú possui um posicionamento de marca pautado, entre outros aspectos, em ser um banco digital. Em janeiro, a marca lançou uma propaganda na televisão com o slogan Digitau, que reforçava as facilidades dos serviços digitais do banco.

Dias depois, após críticas por causa do “u” na palavra digital, o banco divulgou no YouTube um vídeo que explicava a diferença entre as duas palavras – no fim da peça publicitária, os atores saem do personagem e brincavam com a quantidade de visualizações do vídeo. 

Em 2015, a marca brincou com um meme que fez sucesso no Twitter em que brasileiros explicavam expressões em português para estrangeiros. Em um tweet, a marca afirmava que no Brasil não se fala “eu te amo”, mas sim “não sou Itaú, mas fui feito para você”.

Nos três casos, a marca mantém o seu posicionamento estratégico como a narrativa principal e utiliza mensagens diferentes mais adequadas para cada mídia – ao mesmo tempo em que mantém gera empatia com o público. 

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

Somos feitos de pessoas!

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?