O gerente executivo da ACIF Marcelo Carraro Rocha esteve em Nova Iorque, nos Estados Unidos, neste mês, para participar da 104ª Retail’s Big Show 2015, considerada a maior feira de varejo do mundo. Neste ano, o encontro reuniu mais de 20 mil participantes. A missão internacional foi promovida pelo Sebrae-SP em parceria com a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e levou 150 empresários paulistas, sendo 10 de Franca.
Organizada pela NRF (National Retail Federation), uma associação de varejo mundial que possui empresas associadas nos Estados Unidos e mais 45 países pelo mundo, a feira mostrou o que há de mais moderno na área tecnológica e o quanto pode ser usada a favor do cliente e dos lojistas. Entre os temas que foram apresentados estão o perfil do novo consumidor, vendas online versus PDV, fidelização do cliente, influência das mídias sociais, além de inúmeras palestras e workshops.
“Tive a oportunidade de assistir a várias palestras entre elas Mudador do jogo: Lições de lealdade e desempenho de apaixonados fãs do esporte; Estação de inovação: Os mais recentes conceitos que dominam as vendas de varejo; Forças globais do varejo 2015: Abraçando inovação e Desafios econômicos globais e oportunidades para o sucesso. Todas elas mostraram a importância que temos que dar ao cliente”, avalia Marcelo, que também realizou visitas técnicas em vários locais de varejo como Grand Central Station e Anthropologie.
Nos 12 dias que passou entre Nova Iorque e São Francisco, o gerente executivo observou que o americano é rígido, correto e pensa no conceito da loja e não no produto por si só. "A cultura de varejo do americano é muito diferente da nossa. O foco deles não é no produto e sim no cliente. Fazem tudo para agradar o cliente, independente do produto e do que vai comprar. Eles consideram todos os produtos commodities, então a grande diferença está na experiência de compra”, diz Marcelo.
Segundo ele, o atrativo das lojas são as próprias lojas e não os produtos, que são encontrados em qualquer lugar. “O grande desafio é fazer o cliente ir até a loja, por isso os estabelecimentos comerciais parecem ‘coisa de cinema’. Realmente você fica encantado com tudo o que vê e acaba comprando sem se preocupar com o preço”, afirma.
Vale do Silício
O grupo formado pelos empresários paulistas visitou ainda a cidade de São Francisco, na Califórnia, para conhecer grandes empresas no Vale do Silício como Linkedin, Google, Facebook e Yahoo. Marcelo ressalta que a tecnologia o surpreendeu, mas que a cultura de Recursos Humanos que o americano tem é encantadora e muito diferente da brasileira.
“A nossa realidade é outra, mas é possível se inspirar no que essas grandes empresas fazem para o cliente e para os funcionários. A estrutura que eles proporcionam aos colaboradores é uma coisa assustadora. Todos têm restaurantes, academias, quadras esportivas, sofás, lounges e de graça”, conta.
De acordo com o gerente executivo, os funcionários destas empresas não têm horário fixo e podem ficar no campus, dormir e cumprir seu expediente de trabalho na hora que quiser. “Como imaginar isso no Brasil com nossas leis trabalhistas? No Facebook vimos consultórios médicos e odontológicos de graça para os funcionários. No Yahoo decoraram todo o campus com bandeiras do Brasil e foi a primeira vez que receberam uma delegação tão grande. A praça de alimentação deles é maior do que as de muitos shoppings. Tem quatro mil funcionários lá diariamente”, ressalta Marcelo.
Durante a visita na empresa Google, o gerente executivo fechou uma palestra com um dos diretores de Negócios de Pequenas Empresas no Brasil para o “3º Congresso Empresarial ACIF de Franca e Região”, que será realizado em setembro deste ano.
Experiência
Marcelo Rocha retornou ao Brasil com muitas ideias e entusiasmo, e acredita que as experiências que adquiriu com a viagem e as palestras podem ser aplicadas em Franca. Segundo ele, os modelos adotados de gestão, de RH e conceito de compra e venda são muito diferentes do Brasil, mas é possível adaptá-los para a nossa realidade.
“Comprei um tênis em Nova Iorque e a vendedora colocou o número errado na caixa. Fui trocar o tênis em São Francisco e a política de troca deles é algo surpreendente. Não me pediram nada: nota fiscal, nome, telefone, endereço. Simplesmente receberam o tênis com a etiqueta e me deram um ‘gift card’ para eu gastar no que quisesse na loja. Uma coisa que jamais aconteceria no Brasil”, diz o gerente, que ainda ganhou um desconto que estava em vigência na loja naquele dia.
“Tudo o que vi por lá, posso dizer que foi como um desfile de moda. Ninguém vai sair na rua com aqueles looks, mas eles servem de inspiração e mostram tendências”, conclui.
A experiência da viagem e o conhecimento adquirido na feira serão tema de palestra que Marcelo ministrará em março aos empresários associados da ACIF. “Estou preparando uma apresentação com os principais pontos abordados no evento e nas visitas. Primeiramente farei um encontro com os diretores, ainda neste mês, e em seguida vou me reuniu com os nossos associados. Vamos promover quantos encontros forem necessários para transmitir tudo o que vi e aprendi por lá”, finaliza.
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