Crianças de 35 escolas municipais de Franca, contam agora com auxílio da tecnologia para aprender português e matemática. Por meio da Secretaria Municipal da Educação, 16.570 alunos já têm acesso à plataforma Educacross, que utiliza a aprendizagem baseada em jogos para fazer com que os alunos interajam com os games de forma lúdica e envolvente.
Enquanto jogam no computador, celular ou tablet, os alunos realizam tarefas que geram estatísticas e informações que permitem que o professor consiga avaliar o desempenho individual da criança. Marcia Gatti, secretária de Educação do Município, considera que a aprendizagem é mais significativa quando os alunos são motivados e acham sentido nas atividades.
“Isso acontece quando há diálogo entre o que lhe é proposto e a forma de realizar, quando proporcionamos aos estudantes situações de aprendizagem de maneira lúdica, interativa, possibilitando conexões não só no espaço físico da sala de aula, como nos múltiplos espaços do cotidiano, que incluem os digitais. É fundamental abrir a escola para o mundo e trazer o mundo para dentro da escola”, diz.
A secretária explica que a parceria do município com a startup atende à Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma criativa, significativa e ética''. “Consciente da necessidade em abordar estas ações no ambiente escolar, a parceria oferece possibilidades de personalização da aprendizagem, além de fornecer dados aos professores para que possam acompanhar o desempenho dos alunos”, explica.
O prefeito Alexandre Augusto Ferreira afirma que a inovação no ensino melhora, cada vez mais, a qualidade do ensino oferecido às crianças. “Uma dessas inovações é colocar uma plataforma digital para auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem. Criamos possibilidades de uma maneira diferente, nova e inovadora de os alunos terem contato com as disciplinas, com as matérias, com o conteúdo que vai ser ministrado a eles. Isso é importante porque a gente motiva os alunos”, diz.
“Eu visitei uma escola em que foi implantada, vendo a plataforma digital, vendo as respostas que apareciam na lousa digital é importantíssimo.É muito interessante essa inovação no nosso ensino, melhorando cada vez mais a qualidade do ensino oferecido às nossas crianças”, finaliza.
PARCERIA
A parceria foi iniciada no último mês de setembro e está disponível para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As aulas acontecem conforme data e horário organizado no planejamento de cada professor, considerando a plataforma desenvolvida pela Educacross como uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento das habilidades.
Reginaldo Gotardo, CEO da plataforma, explica que o projeto colabora com a jornada de transformação digital das escolas e tem o objetivo de estimular e ampliar o interesse , tornando a escola mais atrativa para os alunos, além de contribuir para a redução das defasagens escolares, possibilitando a diminuição dos impactos da pandemia.
“Com o projeto, os professores e gestores recebem formação para entender melhor sobre o uso dos dados na aprendizagem, acompanhamento para ajustes das práticas e com material personalizado, permitindo que toda a rede de ensino use, adapte-se e se desenvolva gradativamente”, explica o CEO.
A ideia é pensar caminhos e ressignificar ações dentro de um processo formativo que envolva novas abordagens, novos espaços, oferecendo recursos adequados para promover o uso digital com qualidade, garantindo às crianças a interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de forma saudável, útil e integradora.
PLATAFORMA
A plataforma desenvolvida pela Educacross utiliza a aprendizagem baseada em jogos (Game-based Learning), gerando informações para que os professores consigam avaliar o desempenho coletivo e individual dos alunos. “Essas informações revelam quais os pontos considerados fortes e fracos do aprendizado da criança e mostram quais ações pedagógicas são necessárias para otimizar e personalizar ainda mais a aprendizagem. Tudo isso em tempo real”, explica Mônica Righi Jacob, uma das embaixadoras da plataforma.
Mônica explica que as técnicas de gamificação criam experiências únicas que respeitam o ritmo de cada criança. “Os jogos são atraentes e desafiadores, têm propósito e desenvolvem as capacidades cognitivas como a inteligência lógico-matemática e discursiva”.
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