Encerrada no dia 19 de julho, a 50ª FRANCAL – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios definiu os rumos que o principal evento de negócios do setor vai trilhar nos próximos anos.
Durante quatro dias, todas as ações preparadas para oferecer uma experiência de feira mais completa e enriquecedora foram colocadas em prática e aprovadas por expositores e visitantes que passaram pelos estandes e corredores.
Para celebrar esta edição histórica e atender as necessidades de um mercado cada vez mais dinâmico, a Francal 2018 foi além dos negócios e ofereceu muito conteúdo sobre tendências de moda, comércio eletrônico, tecnologia, varejo e consumo, e também uma série de espaços especiais para inspirar os lojistas a reproduzirem modernas técnicas de exposição e venda em seus estabelecimentos.
“Estamos com a sensação de dever cumprido, não só por esta edição, mas pelas cinco décadas que comemoramos. A Francal cresceu e viu o mercado crescer junto”, diz Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal.
O executivo adianta que para atender satisfatoriamente o mercado, a feira vai continuar se transformando, inclusive com grandes novidades já para o ano que vem. “A Francal 2019 trará a antecipação da data exigida pelo mercado e a realização em três dias (3 a 5 de junho), uma mudança orientada para o aproveitamento máximo do tempo dos expositores e lojistas. Vamos continuar aprimorando a interação entre todos os elos da cadeia calçadista para fortalecer cada vez mais o setor”.
Marcone Tavares, presidente da Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados), ressalta o caráter interativo e de disseminação do conhecimento que marcaram a edição recém-encerrada: "A Francal 2018 foi especialmente importante para nós. Além de reunirmos a diretoria executiva para a análise de temas importantes, ampliamos a nossa parceria com a feira para os próximos anos”.
“Numa iniciativa inédita, realizamos, juntamente com a Francal e a Usaflex, o Fórum Retail Now Desafios e Soluções para Multimarcas no Brasil, que apontou caminhos que os lojistas devem percorrer. As indicações do palestrante Edmour Saiani devem oportunizar aos nossos associados e aos lojistas em geral um novo desempenho em suas atividades”, destaca Tavares.
Para Heitor Klein, presidente-executivo da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), a Francal 2018 foi impecável tanto em estrutura quanto em qualidade dos expositores e visitantes. “Não podemos negar que o contexto do mercado para calçados não é positivo, com demanda interna reprimida e oscilações no mercado internacional. Dentro desse contexto, a Francal, mais uma vez, cumpriu o seu papel para a geração de negócios para a temporada mais vendedora do calçado brasileiro, o verão”.
Klein aposta numa recuperação dos negócios do setor a partir da Francal. “Foi uma mostra satisfatória e um impulso fundamental que pode representar uma retomada das vendas ainda no segundo semestre".
Segundo Tavares, da Ablac, o varejo também acredita na melhoria dos negócios depois da feira. “Na Francal, tivemos a oportunidade de adquirir as coleções de calçados e acessórios para a primavera-verão 2018/2019, em que apostamos muito para atrair a atenção dos consumidores e retomar o volume de negócios. Estamos confiantes num segundo semestre melhor e na volta progressiva dos níveis de atividades que sempre marcam este período do ano”.
Inspiração
Além de fomentar os negócios, a Francal cumpriu também seu papel de inspirar os lojistas a aplicar modernos conceitos em seus estabelecimentos e, assim, conquistar mais clientes e aumentar as vendas. Foi o caso do Francal E-Commerce Solution, uma Iniciativa inédita nas feiras de calçados, desenvolvida em parceria com a E-Commerce Brasil. O espaço reuniu conhecimento e fornecedores de soluções e serviços para comércio eletrônico em um mesmo ambiente.
Para quem trabalha com calçados infantis em seu mix, o Francal Kids – espaço inédito em feiras do setor - proporcionou uma experiência arrojada e completa, que aliou negócios, conteúdo e conceitos atualizados para atender uma geração cada vez mais antenada e exigente de consumidores mirins.
Poderosa ferramenta de fidelização e vendas, o visual merchandising recebeu especial atenção na Francal 2018. A começar pelo projeto (RE)VOLUTION Visual Merchandising, desenvolvido em parceria com empresas líderes neste segmento, a Fashion Snoops e a Nova Fotosfera, que apresentou instalações criativas e soluções funcionais, simples, eficazes e visualmente atrativas para modernizar a apresentação dos produtos nas lojas.
Os lojistas puderam encontrar exemplos de VM ao longo de toda a feira, em espaços como a Galeria Francal e o Terraço Mall. Este último concretizou um dos novos conceitos da Francal – “feira com cara de shopping, estande com cara de loja” – ao reunir um grupo de expositores que apresentaram seus lançamentos em modernos projetos de estandes. A iniciativa agradou tanto esses fabricantes quanto os compradores que os visitaram.
“Gostamos muito desse formato de estande, tivemos ótima visitação e vendemos bem, razões mais do que suficientes para voltarmos no ano que vem. Inclusive reservamos um espaço ainda maior”, disseram Matheus Delai e Ana Julia Magalhães, diretores da Armazém K. Para Luiz Fernando Raval, diretor da Zapplin, tanto a visibilidade quanto a divulgação e a visitação foram ótimos: “Recebemos muitos clientes que adoraram o espaço”.
“O layout do Terraço Mall ficou sensacional! Muitos de nossos amigos e concorrentes nos visitaram e elogiaram muito. O padrão visual ficou lindo porque desapareceu o estande e apareceram os calçados. Nossas vendas foram muito boas”, comemorou Silvano Rabelo, designer da Gruller Calçados Femininos, enquanto Eduardo Chokafian, diretor Comercial da Chaville e Chamonix destacou que o perfil do estande e a forma de exposição dos produtos impactaram positivamente os negócios: ‘Nossas vendas superaram as expectativas”.
Conhecimento
As palestras, fóruns, painéis e demais eventos paralelos da Francal 2018 somaram mais de 50 horas de conteúdo sobre os mais diversos temas de interesse da indústria e varejo de moda
A programação foi distribuída no Painel de Abertura, que reuniu todos os elos da cadeira calçadista, da matéria prima ao varejo; Fórum de Moda, com o designer Walter Rodrigues; as palestras do Francal Talks e do E-Commerce Solution; os painéis voltados para Representantes Comerciais e para os fabricantes e vendedores de calçados infantis; e o Retail Now - Fórum Desafios e Soluções para Multimarcas no Brasil, que provocou uma profunda discussão sobre um dos canais de vendas mais relevantes para calçados no País.
Os desfiles apresentaram na prática os lançamentos das coleções que vão invadir as vitrines no Verão 2019. O calçado masculino ganhou destaque em um painel sobre tendências comandado por Sylvain Justum, editor de moda da revista GQ Brasil, o segmento infantil recebeu atenção especial num desfile exclusivo que evocou, ao mesmo tempo, o mundo da imaginação, os conceitos e as tendências da moda infantil para a próxima temporada.
A cerimônia de premiação do 23º Prêmio Francal Top de Estilismo consagrou os designers Ingrid Michelle Ferreira dos Santos, Augustinho Ferreira da Silva, e a dupla Melissa Feder e Allan Steinbruch Waisbich, que conquistaram o primeiro lugar nas categorias Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa, respectivamente. Allan ainda foi contemplado, por sorteio, com uma bolsa de estudos do IED-São Paulo para o Curso de Extensão One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business.
Francal 2019
Antenada com a velocidade da moda e a fim de atender uma demanda de fabricantes e lojistas, no ano que vem a Francal será realizada em 3 dias, no período de 3 a 5 de junho de 2019, no Expo Center Norte.
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