Empreendedores que tenham soluções inovadoras com base tecnológica para diferentes segmentos como indústria, comércio, educação, agronegócio, saúde e alimentação contam em Franca, com o auxílio da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca). Apoiada pela Prefeitura de Franca, junto ao Instituto Cidade do Calçado, a incubadora oferece todo apoio presencial para desenvolver os negócios a partir de um processo seletivo, realizados duas vezes ao ano, com os candidatos. O último encerrou no dia 24 de abril e o próximo, está previsto para outubro.
Criada há quatro anos, a IMPERA oferece aos selecionados, um ciclo de incubação com duração de um ano, com possibilidade de renovação do contrato. Nele, é ofertado, além do espaço físico, orientações na elaboração do planejamento estratégico, do modelo de negócios e da gestão empresarial, suporte administrativo compartilhado e na realização de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento. Também faz parte do pacote, consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral.
Em contrapartida, os incubados têm algumas obrigações a cumprir, de acordo com a modalidade do programa, entre elas, estar presente no mínimo dez horas semanais na IMPERA, participar de 80% dos eventos e oficinas de mentorias promovidas, além de divulgar e representar a incubadora.
“A IMPERA tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, através do suporte a projetos e empresas com propósitos inovadores que estão em fase inicial ou de desenvolvimento, e consolidar seus produtos e serviços no mercado”, explica o gestor Jean Dunkl.
Atualmente, 12 startups (ADSrock, Go Cluster, Homea, Mercadão do Fabricante, NanoBoost, NFeAgro, OLO, Omink, Perfil Sertanejo, Personal Alternativo, Pluga Cuca e Profinanc) são atendidas no prédio que sedia a IMPERA, localizado no Cidade Nova. “A incubadora atua na integração dos projetos incubados com o mercado, universidades e instituições, fornecendo estrutura física, capacitação e mentorias, propiciando um ambiente favorável para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor”, diz Dunkl.
A NanoBoost), que atua no desenvolvimento de soluções nanotecnológicas, é uma das empresas presentes na IMPERA. A startup surgiu em setembro de 2020, durante a pandemia do coronavírus, pelos professores e doutores em química Eduardo Nassar e Lucas Rocha, com o objetivo de desenvolver e aprimorar agentes antimicrobianos para atuar diretamente no combate a Covid-19 e ingressou na incubadora no final do ano passado. “Está sendo uma grande oportunidade de crescimento fazer parte desse projeto. A partir da incubadora já estamos fazendo contatos com outras empresas que têm interesse no nosso negócio. Se não fosse por aqui, esse diálogo talvez não aconteceria”, disse Eduardo Nassar.
A SELEÇÃO
O processo seletivo para ingressar na IMPERA tem seis etapas e a convocação dos projetos acontece em três modalidades: pré-incubação (ideia), incubação e associação. De acordo com o edital de seleção, as propostas são julgadas por vários critérios como afinidade com o projeto, perfil empreendedor/inovador dos sócios, descrição clara e concisa do produto, definição dos usos e aplicações, grau de inovação e/ou ineditismo científico, potencial de demanda, entre outros. Por processo são ofertadas 20 vagas.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia