O setor de Serviços foi o líder em abertura de empresas no ano de 2017, em Franca, contabilizando 2.022 novas portas abertas. Entre os destaques estão os cabeleireiros, que representam 307 novos estabelecimentos na cidade no ano passado, quase um novo por dia. Os segmentos mais populares, na sequência, são as lanchonetes, com 114 novas opções; outras atividades de tratamento de beleza, com 83 empresas, e 55 bares, além de 20 empreendimentos de higiene e embelezamento de animais domésticos.
O barbeiro Jhony Oliveira Lima é um dos que investiram em uma nova empresa nos últimos meses em Franca. Com 26 anos, ele abriu uma barbearia na avenida Santa Cruz, em frente ao Sesi, e aproveitou o movimento da escola, assim como dos moradores do condomínio Franca Garden, para fazer sua clientela e hoje, segundo ele, atende, em média, 350 clientes por mês. “Estou há 3 anos neste ramo, mas abri a minha própria barbearia há apenas alguns meses. Pesquisei o local e, como fica em uma avenida muito movimentada, com um condomínio próximo e ainda serve de ligação para muitos outros bairros, resolvi investir”, disse.
Segundo o analista econômico Adnan Jebailey, do Instituto de Economia da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), o crescimento do setor de serviços em geral acompanha uma tendência nacional. “O setor de serviços é um fenômeno que acontece no País todo. Temos três fases na economia: a agrícola, depois a industrial e a terceira fase que é a de serviços. O Brasil, de forma geral, vive esse momento de serviços e em Franca não é diferente. Vemos isso aqui claramente no caso da indústria de calçados que não emprega o mesmo que empregava nos anos 80”, disse. “Quando falamos sobre o setor de beleza, ou seja, aquele que lida com a vaidade, é o único que consegue permanecer mesmo em períodos de crise, não sofrendo muito nestes momentos”, completou.
O analista ainda salientou que, antes de abrir uma nova empresa, é preciso atentar para questões como a localização, que é um dos fatores determinantes para o sucesso do empreendimento; a saturação do mercado e a economia atual. “O setor de serviços tende a manter o crescimento, em 2018 e pelos próximos anos, especialmente com expectativa positiva para a economia nacional. Mas, antes de investir em uma empresa, é preciso analisar minuciosamente a situação e tentar trazer algo novo e não trazer mais do mesmo, que tem acontecido muito na nossa cidade”, completou.
Os dados, que contabilizam o número de CNPJs abertos em 2017, integram o Anuário Estatístico 2017 - Abertura de Empresas, realizado pelo Instituto de Economia da Acif, e mostram ainda que os setores de Indústria, Comércio e Construção Civil abriram, juntos, 2969 empresas.
Foto de: William Borges/Comércio da Franca
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia