Banner

Fique atento aos sinais do intestino: médica da Unimed Franca dá dicas para se cuidar

Foto
Notícias 21 Mar, 2023
Profissional fala sobre a importância de manter a saúde intestinal

 

O sistema digestivo, formado por boca, faringe, esôfago, estômago, reto, ânus, intestino delgado e intestino grosso, é um dos mais complexos do ser humano e também um dos mais importantes. É essa região do corpo a responsável pela condução dos alimentos e bebidas ingeridos e pela absorção dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O último levantamento do Ministério da Saúde, divulgado em 2020, mostra que as mortes por doenças gastrointestinais no Brasil já atingem quase 12% de todos os óbitos registrados. Com base em dados do DataSUS, de 212.026 pacientes de ambos os sexos, 140.705 foram diagnosticados com doença de Crohn e 92.326 com retocolite ulcerativa, ambas doenças especificamente relacionadas ao intestino.

Outro dado alarmante é que, aproximadamente, 265 brasileiros são internados todos os dias no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de complicações ligadas ao câncer de intestino, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

“Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção”, explica a médica coloproctologista da Unimed Franca, Andreza Regina de Brito.

Ainda segundo Andreza, a partir dos 45 anos todos devem procurar um médico para avaliar a saúde do intestino e, consequentemente, prevenir doenças.

Você precisa fazer cocô!

O consenso médico é de que a pessoa deve ir ao banheiro pelo menos três vezes por semana. Mas esse padrão nem sempre é seguido por todo mundo e isso não é necessariamente um problema. Se for uma vez por dia, seja uma vez na semana, o importante é que a pessoa sinta que está satisfeita, ou seja, que conseguiu esvaziar o intestino. “A forma como a evacuação ocorre também é importante. Se a pessoa vai todos os dias ao banheiro, mas precisa fazer muita força, sente dor, as fezes estão duras e ressecadas e/ou não se sente satisfeita, ela já pode ser considerada constipada. A ida ao banheiro precisa ser fácil e indolor”, diz a médica.

Dicas da Dra. Andreza Regina de Brito de como manter a saúde intestinal:

  • Mantenha uma alimentação saudável, a base de comida de verdade e baixo consumo de alimentos ultra processados;
  • Consuma alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, feijões, frutas, verduras e legumes. Alimentos ricos em fibras prebióticas, como chicória, alho, cebola, chuchu, biomassa de banana verde, entre outros, são bem vindos por nutrirem as boas bactérias do intestino;
  • O uso de alimentos fermentados, como iogurtes, coalhada, kefir e kombucha, ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal. Eles possuem bactérias benéficas (probióticos). Em alguns casos, suplementos podem ser indicados;
  • Beba água e mantenha boa hidratação;
  • Prefira alimentos fontes em gorduras insaturadas (mono e poli), as chamadas gorduras saudáveis, como azeite de oliva, castanhas, abacate e peixes;
  • Evite o consumo abusivo de álcool;
  • Pratique exercícios regularmente. Estudos também mostram os efeitos benéficos da atividade física sobre o equilíbrio do intestino.

“É bom destacar que a saúde intestinal tem relação com o controle glicêmico, exatamente pela relação intestino e sistemas endócrino e imunológico. Diversas pesquisas buscam e explicam essa relação e, por isso, vale ainda mais caprichar na boa alimentação, na prática regular de exercícios, gerenciamento de estresse, higiene do sono e outros fatores associados ao autocuidado que, sem dúvidas, beneficia a saúde intestinal”, finaliza a médica.

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia